Thursday, March 28, 2013

Frase Da Semana (a gente somos inutil)

Essa ouvi de um vendedor de acessorios para vinho/bar:

"Entrei no mercado de vinhos apos a abertura do mercado nos idos de 1990. Tinha uma esperanca que fosse crescer junto com o mercado. Sai em 1993 quando percebi que o brasileiro nao iria a aprender a tomar vinho tao cedo. Vejo o mesmo mercado hoje, 20 anos depois".

A turma mais velha que eu (estou com 25 anos hoje) deve ter vivido bem essa conversa. Das primeiras garrafas de almaden ou marcus james que "dizem" que existiam em moteis, passando pelas garrafas azuis alemas (hmmmm, que delicia devia ser aquilo lixo doce) ate as chegadas dos argentinos e chilenos todos pensavam que a civilizacao chegaria aqui. Sweet dreams.

Mercado de vinhos classificados como finos ainda nao bate em 2 litros pessoa ano. 




4 comments:

  1. JR,
    O mercado brasileiro de vinhos finos ficara estacionado por muito e muito mais tempo nos 2l/ano per capita,o crescimento sera vegetativo, acompanhando a possivel evolucao dos patricios aculturados, pois os outros seguem o lema : cerveja gelada, mulher pelada e boi na invernada !
    Para alguem entrar, outro tera de sair. Porque nao dar lugar, agora, aos vinhos brasileiros, portugueses e espanhois, evitando-se a compra dos vinhos argentinos,pais que nao nos dao a devida reciprocidade comercial, boicotando inclusive a importacao de produtos industrializados brasileiros.Reflitamos durante este feriado.
    Feliz Pascoa, e forte abraco.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sr. Rafael,

      Quando se trata de vinhos finos no Brasil a conversa vai longe, mas geralmente sou bem cetico e schopenhauriano (o realista mesmo). Nao consigo ver a cultura do vinho incorporada na nossa cultura (salvo junto a turma das colonias europeias, mais ao sul).

      E falo de uma ou duas tacas ao dia, nada de exagero. Tambem acho que o mercado 'gourmet' de cervejas eh um conto de fadas ou aquela danca das cadeiras com pouquissimas cadeiras.

      Imagino nosso consumo per capita de presunto cru. Ou de queijos mais bem elaborados.

      Azeite de oliva? Vai um azeite de R$ 15.00 feito na africa com rotulo europeu?

      Ao menos vejo civilizacao no mercado do cafe, uma pequena paixao minha tambem. Seja nos cafes ou em casa o consumo aumenta em volume e qualidade.

      Sou ateu ate na alma, mas boa pascoa ai tambem.

      SDS

      Delete
  2. Bem, eu tenho amigo que coloca gelo em vinho tinto (do bom), amigoSSS que enchem a taça até a boca. Ou seja, o que vier eles bebem, basta ter álcool. Fora os que gostam de "vinho doce". Realmente, vai demorar para mudar, hehehe

    ReplyDelete
    Replies
    1. Lavi, numa das regioes mais belas da lindissima italia (regione de Le Marche, "estado" menos conhecido da italia), as pessoas regularmente tomam verdicchio (delicia de uva para vinho branco) com agua. E tomam em copo de requeijao.

      Tradicao.

      Desnecessario dizer (mas vou dizer assim mesmo) que quem toma vinho assim nao sabe p. nenhuma de vinho. Ate na Italia.

      Bom feriado.

      Delete