Tuesday, June 24, 2014

Lojas De Vinhos Se Unem E Mandam Mais Pregos Nos Caixoes Das Importadoras

E o mercado demorara para ser o mesmo que era de 10, 15 anos atras. Se he que volta. 

15 leitores desse espaco sabem o que he um crowdfunding. Basicamente uma vaquinha para dar uma ajuda a um empreendedor sem tutu, mas com fins lucrativos.

Hoje ha o crowdimporting (oba, inventei uma palavra) feito por lojas de vinhos. Nos mesmos moldes dos supermercados varias lojas estao contratando trading companies que financiam, compram, distribuem vinhos para elas.



Se ja nao bastasse o mercado que se encontra em extrema recessao, vem mais essa para cima das ''grandes''. 

A saida encontrada passa por ir atras de mais pessoas fisicas e/ou restaurantes. Problema que ai reside um tipo de negocio que nao se faz da noite para o dia. Esse modelo de dar prioridade a pessoa fisica (executado muito pela mistral, outrora pela mae de todas) da certo quando ha uma equipe enorme por tras, muitos rotulos, gasto em propaganda infernal, anos no mercado.

O que nao esta garantido he o retorno alto e gordo nos produtos importados pelas lojas. Ha/houve varios casos de casas com varias unidades que enveredaram para essa estrada e levaram a famosa fubecada.... aquela coisa chamada ''pay the taxes and the produce up front'' faz O estrago no cashflow. E dinheiro sobrando nao he algo visto por ai nessas lojas atualmente.

E se nao der certo, tem sempre um trouxa chamado importador que volta para la correndo e da credito novamente. E todos fingem que nao aconteceu nada.




3 comments:

  1. JR,

    O comerciante não deve apostar todas as fichas nesta decisão, que pode ser utilizada como ferramenta de negociação. É alternativa guardada na manga a ser demonstrada para forçar a baixa de preço. Pela necessidade de venda e manutenção do cliente, é mais racional ao importador não aguardar o comerciante dar com os burros n`água, e conciliar as condições. Nada de paixão neste momento, é preciso ter sangue frio. O mix de fornecedores é saudável para o mercado concorrencial. Abraços.

    ReplyDelete
    Replies
    1. RM

      Paixao. Vai ai algo que se perde rapidinho quando o vinho deixa de ser um hobby gostoso para ser ganha pao. Ou paga pao.

      Vendo vinho como se fosse sapato, prego, precatorio....

      Sds.

      Delete
    2. Concordo com o João. Certa vez tive encomenda , por parte de um grupo de "sofisticados" enófilos , de 4 caixas (24 garrafas) de alguns Grands Crus da Côte de Nuits. Preço combinado , safras idem. Quando chegou a hora "H" somente queriam as safras mais antigas. Resultado: Até hoje estou bebendo LATRICIÈRES-CHAMBERTIN GRAND CRU. Fiz hobby e tomei no lobby
      Dionísio

      Delete