Thursday, June 12, 2014

R$ 600, RP 96. O Ralo Tomou Tudo

Noite de degustacao de barolo com minhas secretarias. Mal podemos esperar todos. Dizem que a antecipacao he a melhor parte de todas, melhor que o ato na hora, melhor que o gosto que fica na memoria.

Resultado? 

Pobre rio Pinheiros, sempre degustando as bombas que eu jogo fora.

Um barolo com as descricoes acima totalmente podre. Safra 2009, com kikos marinhos aos montes dentro da garrafa. Mortinho.

Era a ultima garrafa disponivel no Brasil. Garanto isso pois um outro cliente tem as derradeiras. 

Vai ter azar no inferno.

14 comments:

  1. JR,

    Agora fiquei com pulga atrás da orelha, comprei recentemente não um, mas dois barolos 2009 em promoção imperdível rsrsrs, como sou purista , adeguei para abri-los a partir de 2019, e se até lá estiverem com os kikos? Eu me culparei muito por ter falhado na guarda. Depois deste seu alerta, vou liquidá-los na primeira vitória dos tifosi. Forza Itália !!

    ReplyDelete
  2. ô JR, fala o nome desse santo que foi nadar no Pinheiros, fala...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nein nein nein. Nao falo de vinho de importacam minha aqui.

      O segundo barolo da cantina tem so 95rp. Mas abe que nao he tudo isso? O langhe deles he tao bom quanto... e custa bem menos...

      Delete
  3. Ciao a tutti! A safra de 2009 é quase classica, mais encorpada que as normais pelas temperaturas mais quentes do verão. Eu tenho dois Barolos 2009 na manha adega, Az. Agr. Erbaluna O normale so tocarei em 2018 e o Vigna Rocche, começarei em 2020. Com tantos vinhos interessantes que evoluem com menos tempo, pra que tocar num Barolo 2009? www.atrevinho.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. Savio,

      sua pergunta he pertinente, mas vou dizer porque eu perdi a paciencia: Justamente por ficar idolatrando garrafas que as vezes sao abertas e la esta o vinho transformado em agua de algum rio da India.

      Espero entao que algum amigo tenha a sorte e paciencia que nao tive e curtir o vinho com ele/ela.

      Mais ou menos como curtir o sitio no fim de semana, sitio dos outros.

      SDS

      Delete
    2. Não entendo a espera. Guardar um vinho na adega 10-15-20 anos? pra que? É muito melhor e mais fácil comprar velho. O pessoal continua achando que o Barolo precisa esperar 30 anos para ser bebido. Os viticultores das Langhe quebraram a cabeça para tornar o Barolo um vinho que não precisa mais de longa guarda e aí vem os caras que querem votar ao passado em que o vinho era guardado de pai pra filho , neto.......

      Delete
    3. Por quebrar a cabeca voce quer dizer "deram uma modernizada na coisa, levaram o vinho a um nivel mais fast food" ou o que? Nao conheci os barolos de 30 anos de guarda, mas nao gostaria que se tornassem vinhos "modernos", como os californianos para as massas, ou ate os ribera del duero, pugliese, e portugas que mais se parecem argentinos em grande maioria.

      Tambem imagino que se as vinicolas fizerem parte dos vinhos para consumo em 15 anos , quebram.

      Por ultimo, um de voces (bacco???) sempre escreve sobre maravilhas com mais de duas decadas de idade -inclusive brancos- que encantam a todos. Principalmente os brancos de borgonha.

      Vamos de vinho pronto ou de evolucao? Como diria mario covas, por que nao os dois?

      Sds.

      Delete
    4. Vamos por etapas: Eu bebo vinho de 30 40 50 anos ,mas não os guardo durante tanto tempo.. Vc não tem lido o meu blog ultimamente e muitas resposta estão no lik abaixo
      http://baccoebocca-us.blogspot.com.br/2014/05/o-ultimo-barolo-ii.html

      Delete
  4. JR,

    Caso Sávio tenha trazido dos EUA o Coravin, aparelho que punciona a rolha da garrafa com fina agulha e retira amostra do vinho sem danificar, cedo meus barolos 2009 para fazermos a prova dos nove. Vejam bem, teremos de fazer o experimento até o dia do primeiro jogo da Itália, caso contrário vou abri-las. Abraços.

    ReplyDelete
  5. Pessoalmente eu fico no meio termo entre o Ratão e o Savio. Não abro um Barolo 09, mas também não tenho paciência para esperar.O ideal é comprar Barolos já mais antigos e/ou prontos.

    ReplyDelete
  6. "Me culparei por ter falhado na guarda"...sofro muuuuuito desse mal,se o vinho estiver ruim a culpa é minha,se estiver bom fico procurando defeito...eu guardaria o 2009...abraço!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vou atras de outro igual # vou ter que comprar de cliente # e dai eu guardo o vinho debaixo da cama.

      Delete
  7. Mas fiquei sem entender João. Quando li seu texto, imaginei que o vinho estava ruim pois defeituoso. Contudo, pelo teor dos comentários, parece-me que havia, pelo menos, potencial de evolução?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Defeituso, morto. Um lixo que nem para molho serviu. Sds

      Delete