Monday, June 30, 2014

Quebra-Quebra News: Pedra Cantada Aqui

Vamos ver a receita: 

Dono de rede de supermercados finos com ego extramente inchado. Sou foda, pensa ele, vou dominar o mundo. 

Acrescentar varias unidades abertas por ano.

Mais varias colheres de "vou verticalizar ao maximo minha atividade".  Bananas aos muitos fornecedores (isso so pode me dar muito lucro).

Importação propria de varios produtos, inclusive vinho.

18 meses no forno, uma tentativa frustrada de dominar a capital mais o interior.

Corte nas compras, nos pagamentos (ninguem recebe dessa gente??).

Sorte do banco se receber, azar do banco e fornecedores se nao receberem. Nao acho que quebra, mas o susto vai deixar o caboclo bem esperto.

Ainda fico com o modelo pe no chao, consistente, solido da Sta Luzia. Do pouco que conheco deles nao ha muito espaço para aventuras baseadas em euforia ou inspiracao de revistas.

E voce comprou um monte de vinho la por um bom preço. Aproveitou?

7 comments:

  1. Já li uma entrevista do dono do St Marché/Empório Sta Maria em que ele falava dos planos de ser o maior importador de vinhos para varejo, ficando atrás apenas do Pão de Açúcar. É dele que você fala?

    Nunca entrei num St Marché, mas já comprei em ponta de estoque do Santa Maria. Mas faz tempo que não compro nada de verdade, por ter de ficar sem beber (agora estou free again)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Lavi, o ego mata empresas o tempo todo.

      Vai tomar susto na sua volta ao vinho. $$

      Delete
  2. JR,

    O sonho da expansão e verticalização poderá consolidar-se com a associação ao grupo italiano supermercadista Eataly para sua implantação no Brasil. A primeira loja anunciada será em São Paulo no bairro do Itaim; o grupo tem a intenção de ser o maior distribuidor de vinhos italianos no mundo, para isso tem participação em grandes vinícolas de lá, como a Fontanafredda e Borgogno.

    Agora, se já estão emborcando quando se inicia a reforma do imóvel de sua instalação, de duas uma: estão retirando dinheiro do capital de giro para a imobilização, ou não tem caixa para bancar o sonho, que certamente virará pesadelo. Meu conselho: socorram-se no BNDES, que eles adoram financiar projetos expansionistas inexequíveis, desde que com a excelente taxa de retorno antecipada.

    Aos colegas, recomendo a leitura do relato deste empreendimento para outros detalhes. Abraços.
    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,italiana-eataly-chega-a-sao-paulo-em-2014-imp-,1088634

    ReplyDelete
    Replies
    1. Buona fortuna a eles. Eu quando quero comer comida italiana de verdade, vou a Italia.

      Pero cada uno con lo suyo.

      SDS

      Delete
    2. Olha, comida italiana de verdade está começando a ficar difícil mesmo na Itália. leia:

      http://economia.ig.com.br/empresas/comercioservicos/2014-07-01/tomate-chines-e-queijo-falso-chegam-as-pizzas-italianas-e-causam-revolta.html

      Delete
    3. Eu vi isso. E tambem li os comentarios. Curioso..... so existe comida japonesa com peixe pescado em aguas japonesas? Ou jamon com porco espanhol? Um cara lembrou que trigo, tomate nao sao italianos.

      Acho sao vitimas da propria malandragem, como no caso do azeite, o mais fraudado do mundo.

      E eu ainda nesse bananal.

      Delete
  3. JR,

    Minha sogra, oriunda de Treviso no Veneto, executa magistralmente "la vera cucina brasiliana in tutte Mercoledì : riso, fagioli, bistecca di manzo, patatine fritte, insalatina di lettuga e pomodoro". Acabei de almoçar lá. Até a nonna está globalizada !!

    Passei ontem no final da tarde em uma das lojas Santo.Mercato ( uma das exigências no novo partigiano: da ora in poi qui si parla italiano) para conferir as "ofertas", e realmente tem muita coisa boa com descontão. Para os garimpeiros de vinhos: esta sexta-feira será o dia !!

    Leia a matéria de hoje da Alexandra Forbes na Folha. Você acredita no inconsciente coletivo do Jung ? Então passe a acreditar. Abraço.

    ReplyDelete