Thursday, July 28, 2011

Seminario da Vinicola ERRAZURIZ. Lições Tiradas.

Num evento bem organizado pela Vinci ontem em S.P., blogueiro-free, graças a algum deus, participei do "seminário" promovido pela famosa Errazuriz ao redor do mundo. Falarei um pouco sobre varias lições que tirei la, algumas bem importantes, according to me.....

Lição numero 1:

Não necessariamente um tema novo, mas o que mais me chocou foi a padronização dos vinhos. Vinhos BEM caros feitos com varias castas diferentes, cortes e safras, mas tudo muito muito muito parecido.  E para piorar os vinhos tinham uma persistência na boca tão chocha... bem ligeiros.  Quando se paga U$ 200 por uma garrafa de vinho a experiência deveria ser tântrica.

Essa mania de querer agradar a Parker Inc. LLC. Co. enche o joelho. A organização Parker também distribui pontos a vinhos que não sejam somente fruta, especiarias, madeira. Acordem!

Será que ninguém vê isso no mundo? Me lembro bem de que quando comecei no mundo do vinho escutava dos mais velhos e experientes que vinho mesmo era na Europa. Novo mundo sempre a mesmice, com poucas, poucas exceções. Entendo que as vinicolas existem para ganhar dinheiro, mas quanta coisa parecida....sem ousadia vejo no novo mundo hoje.

Previsão otimista e corajosa, bem de contra a maré: Assim que o consumidor mundial, recém iniciado no mundo do vinho aprender mais, vai exigir outro tipo de vinho, mais natural, mais autentico, sem laboratório. Chega de fast food wine. Tudo igual.

Depois escrevo mais sobre as coisas boas que vi ontem. E foram varias.
Destaque para a organização bem feita e ausência de gente com mutchia sede. Os de sempre.

Todos degustaram e imediatamente voltaram ao trabalho. Gente civilizada.

No comments:

Post a Comment