Sunday, July 17, 2011

Mercado de Vinhos Finos Caminha Para Terremoto Geral

Conforme previsto aqui o mercado de vinhos finos já esta mais que saturado e como resultado algumas importadoras (inclusive grandes) estão nadando de barriga para cima. Lembra do peixe de aquário nadando assim?

Analisando as importadoras que estão quebrando fica fácil de ver que eles tinham que quebrar mesmo. Dinossauros lentos, com representantes sossegados que achavam que o produto que tinham se venderia ad infinitum sem esforço. Esta muito difícil ate para os bem preparados, que posso dizer dos dinossauros ou os calouros do mercado que entraram nessa pensando que seria moleza vender vinhos?


Onde eu errei foi em acreditar que os preços dos produtos novos, com dólar mais baixo, seriam repassados ao consumidor. Não foram, e acho que nem o serão. Os lojistas estão segurando os preços e consequentemente aumentando as margens. Dessa vez a culpa não eh dos importadores....

Importadores novos (de baciada na praça) aprendem a comprar no dia a dia. Por isso a maioria deles não traz vinhos decentes a bons preços (maioria para mim significa 50% + 1). Não tem experiência na compra, não tem escala, e gastam bastante no transporte da venda, em propaganda (gastam mal, tentam vários canais antes de aprenderem o que fazer, ou o que não fazer). Os piores representantes também (geralmente) sobram para eles, já que faz sentido que se uma pessoa seja ótimo vendedor com muita experiência, ele teria que trabalhar para quem tem os melhores produtos ou condições.

3 comments:

  1. Caro Joao,
    O que vem a ser vinhos finos para o mercado brasileiro? Eu acredito que esta pergunta teria uma variedade enorme de respostas segunda a experiencia do consumidor, nao?
    Abraco,
    Savio

    ReplyDelete
  2. Oi Savio. Vinhos finos sao aqueles considerados superiores e feitos com uvas do genero e especie vitis vinifera. Os vinhos de garrafao no Brasil geralmente nao sao feitos com vitis vinifera, por exemplo.

    Gruessen.

    ReplyDelete
  3. Alles Klar! Tinha esquecido da existencia de vinhos em garrafao. Voltei uns bons anos atras com a memoria.
    Prosit!

    ReplyDelete