Thursday, March 8, 2012

Union Grand Crus De Bordeaux Em SP

Nessa quarta consegui sorrateiramente entrar no Hyatt Hotel em SP para acompanhar o evento acima descrito que inicia o ano no quesito feiras e degustacoes.


Tive a sorte de conversar com alguns produtores durante longos minutos. Perguntei tudo que quis. Experiencia sem igual.


Havia grandes produtores, tintos, brancos e sauternes para avaliacao de todos. Legal degustar vinho com gosto de vinho, just for a change. Que saco ter que voltar aos pessimos argentinos, chilenos e nacionais feitos em laboratorio. Tomara que demore um bom tempo antes de ter que degustar alguma bomba fast food wine com fritas e milkshake.


Bordeaux do bom he uma maravilha. A safra 09 dos tintos foi uma safra muito feliz, e esta bem comercial na opiniao de muitos, incluindo os produtores. Mais docil, mais suave, mais frutada. Taninos bem macios. Essa he a safra que estava disponivel em 99% das mesas. 


Claro que ao saber que tipo de vinho estava tomando e de onde vinha minha percepcao mudou. Automaticamente comecei a atribuir pontos mais altos aos vinhos, but fuck it.


Os vinhos brancos foram um destaque a parte. Grandissimos vinhos. Espetaculares. Fabulosos e menos caros que os tintos. 


Sauternes he sempre um show e vale a experiencia. Premier cru classe Sauterne? Dio mio....che delicia. E agora a depressao....cosecha tardia argentino no fim de semana. Ha!


De meio negativo fica de novo o item preco. Bordeaux surfa bem na onda da oferta e procura e fica inviavel para o consumidor A. Somente AAA para comprar os vinhos de la pelos precos pedidos pelos negociants. Para quem nao sabe os chateaus tem pouco vinho disponivel. Ja esta tudo na mao do intermediario.


Novamente recuso a pagar por os vinhos bons (vinho com gosto de vinho mesmo) pegue um preco tao, tao, tao salgado.


Boa experiencia no entanto. Nao vejo a hora de visitar alguns produtores que conheci, mas dessa vez no local.

4 comments:

  1. Super verdade teu post. Gostei!!!
    Belo apanhado...
    NadiaJung.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Nadia. Que bom que gostou. Vi, conversei e aprendi muito mais la, mas por causa do excesso de palavras ninguem leria o que relatei a algumas pessoas hoje....in private.

      SDS

      Delete
  2. Eu ainda pretendo fazer uma cicloviagem pela região de Bordeaux.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Esse ano farei o caminho de santiago. 800km de bicicleta em setembro. Se quiser ir esta convidado. Ate agora estamos em 6, com um carro de apoio.

      Ciclismo em Bordeaux? Mega boa ideia.

      Saludos.

      Delete