Tuesday, May 8, 2012

Adeus Parker


Nao ha nada que dure para sempre. Nem o universo. Eis que o simpatico Robert Parker comeca em doses homeopaticas a se aposentar. Ja vai tarde.

Ultimamente a empresa foi afetada com varias alegacoes de conflito de interesses e eticos.

Parker foi o cara certo na hora certa no lugar certo. Mudou a cara da critica de vinhos no mundo, levou Bordeaux a ser o vinho referencia no mundo, transformou vinhos desconhecidos e baratos em icones caros e inacessiveis.

Fez o que eu e voces jamais conseguiremos. Alguem ai quer ser o que ele foi? Eu estou bem assim.

Parker nao inventou o sistema de pontuacao, mas levou os numeros a virarem uma especie de religiao para muita gente. Principalmente os que vendiam os vinhos e os que colecionavam os vinhos pontuados. Muitos vinhos eram avaliados por outras pessoas do staff, mas a nota saia como RP 90….E o consumidor comum (ate vendedores, pasmem) nem desconfiavam. Genial como a ignorancia tem inercia.

Foi um enrolador verbal dos bons. Tanta besteira escrevia sobre os vinhos (aroma de flores do himalaia, couro de lhama,  flores negras dos bosques da ukraina, etc etc.). What a nonsense.

Bem provavel que durante um bom tempo deixe um vacuo, pois apesar de haver muitos otimos e picaretas criticos de vinho por ai, vai demorar decadas para alguem surgir com o carisma e influencia que o Sr. Roberto Estacionador teve.

antigos espiritos do mal, transformem esse vinho ordinario num best-seller!!!!!!!

6 comments:

  1. Mas outros virão JR, sem dúvida! rsrs... O que tem de gente dando nota por aí não é brincadeira. E olha, tudo acima de 90! Qualquer argentino meia-boca ou espanhol geléia, desses sem nenhuma personalidade: 92!!! Já chegou o dia em que as pessoas pedem: dá-me um vinho de 95 pontos! Sem ao menos saber quem é o produtor, infelizmente.
    Bem, mas se alguém quiser me dar um bordozão 2000, de 95 pontos, não fico triste....rs.
    abs,
    Flavio

    ReplyDelete
  2. Bem se vê que nunca leu Robert Parker. Quanta besteira, idiotice e ignorância!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola Claudio. O espaco esta aberto para escrever sobre o RP.

      Ele eh um dude polemico mesmo.

      Manda ver, se conseguir.

      Sds.

      Delete
  3. Será que ficaremos sem as notas para vinhos brasileiros que tinham sido avaliados por um dos ajudantes dele? O azar é que foi justo um que teve de sair recentemente da Wine Advocate após denúncias de receber propina em troca de boas notas

    ReplyDelete
  4. olá, João Ratão. Conheci seu blog hoje e achei muito interessante. O meu blog é o Adega para todos e também faço críticas ferronhas à críticos e pseudo-críticos que defendem ou evitam criticar certos vinhos em troca de propina, a qual se resume às vezes, à um simples vinho gratuíto para avaliação. Ora, que babaquiçe! O fato é que tem gente que fatura uma graninha com seus blogs e tem crítico que fatura uma nota com suas avaliações. É por isso que eu defendo a idéia de valorizar blogs independentes e sem propaganda, que são os mais confiáveis como fonte de pesquisa, até porquê são enófilos como nós e não "experts" que confudem o consumidor. Quanto à dar notas aos vinhos, acho um meio interessante de classificar um vinho e orientar o consumidor e já vou dizendo que sou até um pouco generoso, mas sou honesto. Em relação à Parker, concordo com tudo o que você disse! Abraços, Emílio.

    ReplyDelete
  5. Uma coisa é inquestionável: o que tem de vinho surgindo no mercado com notas RP over 90 pts é algo impressionante. Recentemente recebi uma oferta de 12 garrafas, todas diferentes, de vinhos da Espanha com pontuação entre 90 e 93 pontos. Desses, alguns já bebi e de fato não merecem pontuar nesse nível. Já bebi vinhos excelentes que sequer receberam 90 pontos na crítica RP. Sem querer levantar dúvidas sobre critérios de avaliação da equipe RP, a verdade é que não dá para seguir fielmente o que eles falam.

    ReplyDelete