Monday, May 21, 2012

A Inflacao Dos Pontos. Culpa Do Parker tambem?


Escrevo esse alertado por um leitor que me comentou sobre a inflacao dos pontos.

Vivemos numa epoca onde muita coisa se inflacionou, fizeram upgrades em nomes e cargos, mas na verdade continuam significando a mesma coisa.

No meu ultimo emprego no dia da secretaria nao deram presentes a secretaria porque ela nao era mais secretaria, e sim assistente de administracao.

Empregada domestica virou auxiliar do lar. Gente que faz homepage virou analista de IT, medicos no Brasil adotaram gravata para nao ficarem parecidos com pai de santo e massagistas, E por ai vai.

Bisteca virou T-bone. T-bone eu peco quando estou nos USA. Aqui se chama bisteca, com ou sem filet mignon. Mirtilo virou blueberry (eu falo blueberry), polichinelo virou power-aerobica. 

Em ingles essa tontice aconteceu. Principalmente nos USA.

E lendo alguns artigos de gente bem famosa, que trabalha e conhece muito mais [sobre vinhos] vi que ha uma gritaria por causa do aumento nos pontos dos vinhos.

Se ha 20 anos ser um RP 91 era um feito fantastico, hoje he algo bem banal. 94 pontos? Entra na fila, bebe.

O que houve entao?

Provavel que eu esteja errado, e ate agradeceria comentarios carinhosos sobre isso, mas acredito que houve uma melhora no manejo da producao dos vinhos, dentro e fora do laboratorio e tambem um afrouxamento por parte dos criticos em relacao as notas. Creio que todos entraram nessa onda da inflacao social, comportamental, de politicagem correta.

Alguem ai ja viu uma planilha de pontos para vinhos? Deveria. Assim voces tambem parariam de chutar pontos. Um vinho de 94 pontos pode nao ser a maior maravilha do universo dependendo de onde estariam os 6 pontos faltantes, assim como um de 88 pontos pode ser bem decente. Por exemplo: Um vinho com quase tudo perfeito perderia pontos preciosos se a persistencia fosse muito curta. Isso acontece nas minhas degustacoes com MUITA FREQUENCIA. 

Em geral nao dou a minima a pontos, assim como os compradores dos meus vinhos tambem nao ligam muito para isso. Mas quando considero a compra de um vinho (para importacao) fico bem desconfiado de vinhos com 94 pontos de qualquer publicacao. 


Como importador mirim recebo varias amostras de varios lugares do mundo com bastante frequencia. Viajo atras de vinhos, vou a feiras and so on. Posso comparar pontos com pontos. Vejo que a turma RP he realmente mais generosa na distribuicao dos pontos. Alias, reparem como os pontos variam muito de uma publicacao para outra. Ha casos famosos de mais de 10 pontos de diferenca. Sexta passada degustei um RP 93 que era somente agradavel. Nada mais que isso. Um ok wine. Com os pontos obtidos a vinicola mandou os precos la para cima. 


Resultado? Nao consegue vender. Estoque alto. Se fosse coisa muito boa mesmo haveria fila na porta da bodega.




Concluindo: Confiem nos proprios narizes e bocas. Que se danem os "criticos" e guias afins.

Also spracht Zarathrusta.

No comments:

Post a Comment