Tuesday, May 22, 2012

Protecionismo News

Toda a beleza das barreiras comerciais. Valor de hoje. Que lindo.


Barreira do Brasil à Argentina impede entrada de 


batatas congeladas


Por Cesar Felício | De Buenos Aires
As batatinhas fritas das grandes redes de "fast food", como McDonalds, Burger King e Bob's, entraram na linha de tiro da disputa comercial entre Brasil e Argentina, desencadeada pelas medidas protecionistas tomadas pelo governo argentino desde o início do ano. Pelo menos 45 caminhões de batata preparada e congelada estão retidos na fronteira entre os dois países, impedidos de entrar no Brasil, desde o fim da semana passada.
Neste domingo, a canadense McCain, maior fabricante argentina, decidiu paralisar a produção de sua fábrica em Balcarce, onde são processadas 180 mil toneladas de batata por ano. "O custo de armazenamento é muito alto e trabalhamos sem capacidade ociosa. Não havia como manter a produção", disse o diretor de recursos humanos da empresa, Claudio Ribero. Além de ter 30 caminhões parados, a McCain está com 45 contêineres cheios em portos e cerca de 300 pedidos brasileiros aguardando liberação.
A segunda maior fabricante, a holandesa Farm Frites, diz que tem fôlego para uma semana. "Nunca tivemos um problema desses com o Brasil. É uma situação nova", afirmou o CEO, Fabio Calcaterra. 
Ler mais em

3 comments:

  1. Aquela lenda do "povo politizado" quando se refere aos Argentinos, foi por terra após sucessivas eleições de milongueiros de marca maior (Kirchners, Ménem...) Aliás, falam muito de europeus politizados e votam tão mal quanto nós...

    Enfim, Cristina anda imitando demais os maus exemplos que vêm de cima (Venezuela, Bolívia) e tem gente aplaudindo. todos sabem que isso não acaba bem. E o Brasil passou da hora de apertar o pescoço desses maus vizinhos, que já nos vêem como "imperialistas".

    Triste ver como o Mercosul naufragou miseravelmente nas mãos de governantes que não sabem dividir

    ReplyDelete
  2. pior que esta afetando mesmo. hoje por coincidência fui almoçar no PF perto do escritorio e na falta de batata food service serviram batatas coradas com a observaçao que as congeladas estao em falta no mercado.

    ReplyDelete
  3. Lavi, faz 60 anos que a Argentina caminha rapido para tras. Desde Peron que so pioram....

    SDS

    ReplyDelete