Monday, May 14, 2012

Quebra-Quebra De Vinicolas e LOJAS Ja Comecou

Enquanto as galaxias se afastam umas das outras e todos ficamos um pouco menos jovens a cada instante o leitor daqui tem a oportunidade de ser alertado -- mais uma vez -- que uma forte e bem apropriada correcao esta ocorrendo no campo e nas cidades.


Excesso de produtores, excesso de produto, muitas lojas abertas para uma base pifia de clientes e falta de expertise para administrar uma empreitada tao delicada e complicada e o resultado final esta ai. Gente fechando os cnpjs aos montes. O capitalismo pode ser lindo mesmo.


Em SP, por exemplo, uma outrora pomposa rede supostamente fina chic de vinhos ja fez uma mudanca grande na participacao societaria. Compra-se empresas em troca de dividas e promessas. Outras lojas ja abriram o bico e se encontram com formigas na boca. Campinas, Curitiba, RJ, Santos, Goiania; todos reclamam (ainda que reclamar seja algo bem mineiro que sempre acontece nesse meio, mas dessa vez a coisa eh real).


No sul a situacao eh tal que ate suco de uva estao tentando fazer ao inves de vinho com as uvas. Ja escrevi sobre a bolha do suco de uva que esta se formando. Esperem que essa coisa ainda nao termina bem.


Realmente nao sei quem foi o idiota que ficou espalhando que o brasileiro estava virando um grande consumidor de vinho. Nao esta. Melhorou bem, mas ainda esta longe de ser um pais que consuma bastante vinho. 


E venho falando isso ha tempos. 


Mais; o trabalho tanto no campo quanto na cidade com vinhos eh duro. Pesado. Exige tempo para dar frutos e muito investimento (ou gasto quando o negocio nao da certo).


Das importadoras ja falei muito esse ano. Todos aqui sabem o que ocorre e acontecera com esse mercado.


Que disposicao.....







2 comments:

  1. Entrei agora e gostei bastante do seu blog.
    Tb tenho uma loja, é uma enoteca com wine-bar e pretendo importar vinhos da argentina.
    Mas ainda trabalho, minha esposa, mãe e equipe que tocam o dia a dia, eu faço o planejamento de compras, negocio, pesquiso, etc e fico a noite e de final de semana na loja. Amor ao vinho e as pessoas mesmo, pq se fosse pelo dinheiro abriria um puteiro...rs
    Após 1 ano a loja vai bem e cresce devagar e sempre....procuro sempre trazer novidade e fugis dos Concha y Toro da vida...mas é difícil..eheh

    ReplyDelete
    Replies
    1. Marcelo, sucesso e felicidades no seu negocio.

      Se voce tem loja no estado de SP eu posso pagar uma visita.

      Salute

      Delete