Monday, August 20, 2012

Vinho Brasileiro Conquista Mostra Em Campinas. E Dai?

e a blogueirada esta a toda velocidade divulgando e celebrando que o Brasil conquistou o primeiro lugar numa amostra em Campinas, terra onde nasce muito macho, tambem.

E la vai todo mundo dizendo que aqui ha condicoes de se fazer vinhos espetaculares, pode-se bater a Europa, nao precisamos de salvaguardas, etc etc.

Um pouco de luz de sabedoria (ohhhhhhh) aos fatos: O vinho que ganhou foi da safra (ja distante) de 2005!!! E de la para ca muito pouca coisa para encher de alegria os jingoistas de plantao foi feita no mundo dos tintos.

Outra coisa: Com um grupo de pessoas diferentes avaliando os mesmos vinhos poderiamos ter chegado a um resultado completamente diferente. Cada caso, um caso. Conheco muita gente que nao tem ideia como avaliar um vinho e esta sempre nesses concursos...

Entao que tenham mais comedimento nas comemoracoes e depressoes. O clima na serra gaucha ainda nao colabora para que todos os anos haja safra espetacular. Espera-se que os vinhos de 2011 e 2012 sejam do nivel de 2005, se nao melhores.  Depois de 2005 eu nao vi mais nada que fosse do mesmo nivel. Otimos vinhos de 2005.

Antes disso, vamos com mais calma na divulgacao dos fatos. Brasil ainda nao tem condicoes edafo-climaticas de produzir joias do paraiso ano sim, ano sim.



16 comments:

  1. Outro motivo de orgasmos múltiplos da blogueirada foi o "Júri Popular" da Wine Weekend, do qual idiotamente participei. Esta noite vou escrever um artigo que "haters gonna hate".

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ah, essa eu nao perco. Ficarei de olho. He he he.

      Delete
  2. Eu gosto quando os vinhos brasileiros ganham medalhas na Bulgária. Principalmente se algum espumante local fica 0,1 ponto à frente de um francês.

    Quanto ao "terroir" local, a Serra Gaúcha é tão boa para vinhos tintos que todo mundo está invadindo o uruguai...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Lavi, veja minha resposta e pergunta ao Leandro, abaixo. SDS

      Delete
  3. Apenas algumas observações:

    O potencial do Brasil não é para vinhos longevos, o que não o desqualifica para a produção de vinhos de qualidade.

    A serra gaúcha não é a única região produtora de vinhos finos do país.

    Interessante termos numa região onde não há potencial para vinhos longevos um vinho de 7 anos que ainda vive.

    O Brasil tem condições de fazer vinhos de qualidade todos os anos, mas é claro que em safras excepcionais podem surgir raridades como esta, o que não é diferente outros países.

    abraço,
    leandroebert.blogspot.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Leandro. Sou agronomo de graos e outras coisas. Pouco sei de vinho, mas do pouco do RGS que sei acredito que nao ha como produzir todo ano otimos vinhos desde a pinot ate as cabernets. Se voce tiver informacoes tecnicas, manda para mim que adoro o tema.

      Falando de tinto somente.

      Falei da serra gaucha porque seria a minha area mais conhecida.

      E eu acho que ha gente que produza vinhos para muitos anos, sim. Ja os provei. Ha casos de 20 anos que estao redondos. Mas sao bem raros....pouca gente ate no RGS os conhece.

      Sds.

      Delete
    2. This comment has been removed by the author.

      Delete
    3. Olá joão,
      trabalho com vitivinicultura na parte de mecanização agrícola e tecnologia de aplicação na agronomia da UFSM, também tenho experiência em tecnologia de alimentos, no que se refere a uvas pós- colheita e vinho.

      Quanto ao colocado,

      quando se fala em uvas finas e seu cultivo devemos ver a aptidão de cada região. O potencial brasileiro não é para cabernets longevos nem para pinots complexos. Pinots para espumantes sim, na serra gaúcha.talvez encontre alguns bons pinots na serra do sudeste

      Pode ser a serra a área mais conhecida, mas falar de vinhos tintos brasileiros e serra é totalmente injusto, o potencial para vinhos tintos no Brasil está em outras regiões, com alguns microclimas em exceção na serra. Esta é uma coisa que ainda falta no Brasil, assumir a sua identidade e aptidões e fazer conforme ela, não querer fazer cabernets como os chilenos ou qualquer que seja, na campanha fazemos excelentes cabernets jovens, para serem bebidos em até 3 ou 5 anos, não é qualquer país que consegue deixar um vinho pronto em 3 anos, mas as condições edafo-climáticas da região permitem isso.

      Eu poderia escrever horas aqui sobre o assunto, tabém te enviar alguma coisa mas não saberia filtrar o que te interessa, visto que tenho muita coisa.

      Se quiseres informações gerais, escrevo sobre o assunto no meu blog: leandroebert.blogspot.com.br

      Como fonte técnica te indico o CNPUV.

      abraço

      Delete
    4. Leandro, ola. Ultima pergunta para nao torrar sua paciencia: Se a aptidao agricola/agronomica de uma regiao he algo tao facil de se determinar, por que entao insistem com uvas erradas para varios locais de producao das uvas (e nao dos vinhos, ja que o sujeito pode comprar uva de outro local que nao seja o da vinicola dele)?

      Valeu.

      Delete
    5. Não é tão fácil assim,
      é necessário bons profissionais.

      Quanto a comprar uva há o problema da armazenagem e transporte.... perde-se muita qualidade.

      o Porque insistem, primeiro por falta d conhecimento, segundo por teimosia, terceiro por exigência do consumidor e principalmente dos formadores de opinião que exigem que os vinhos sejam estes.... por ai vai,

      obrigado pelo elogio ao meu blog, estou sempre de portas abertas a sugestões e dúvidas.

      Parabéns também pela perspicácia.

      abraço!

      Delete
  4. JR,
    Estive na feira e apreciei o Décima Gran Reserva Tannat 2005. É um vinho muito bom (digno de parabéns), mas a meu ver, não é superior a outros que estavam lá, como os ótimos Austríacos (um deles feito com Lemberger, belíssimo!). A lista dos top 5 continha ainda o Kaiken Ultra Malbec, que a meu ver, é bom, mas não para tanto. Bem, questão de gosto...
    abs,
    Flavio

    ReplyDelete
    Replies
    1. Flavio, ola.

      Voce como enofilo nao tem obrigacao de avaliar correta e profissionalmente um vinho, mas quem se qualifica como "jurado" tem obrigacao de avaliar um vinho por aquilo que ele he.

      Exemplo: Eu nao gosto de torrontes, mas sei bem como atribuir pontos ao vinho. Avaliar somente pelo gosto pessoal nao da.

      Entao tomara que tenha aproveitado a "mostra".

      SDD

      Delete
  5. Ratão, voce esta redondamente enganado! Claro que ha excelentes safras consecutivas e isso vem desde 1999! Basta voce ver o nivel crescente de investimento em marketing! Nosso terroir criado em agencia de publicidade nos permite tal façanha unica, seu tolinho!

    ReplyDelete
  6. João, esta lista dos vinhos mais caros do Brasil merece sua análise, hehehehe - http://www.vinhosemaisvinhos.com/2012/08/conheca-os-vinhos-mais-caros-do-brasil.html

    ReplyDelete
    Replies
    1. Lavi, website me diz que o link nao existe.

      De qualquer maneira so deve ter porcaria cara ali. Pagar caro por vinho nacional..."puxa" vida...

      A voce que he um fan dos Seis Avemarias, bom proveito.

      SDS

      Delete
    2. Ok, agora sim vi o tal link. Ridiculo. Quem paga mais de R$ 200 por um nebbiolo brasileiro? Um trouxa, um incauto, alguem ignorante... sorte de quem vende esses vinhos por esses precos.

      Saludos, hombre.

      Delete