Tuesday, August 28, 2012

Vinhos Do Piemonte Em SP. Eu, Penetra

Uma tarde junto a um pequeno produtor de Piemonte e eu aprendo mais que em muitos meses naquele curso idiota de sommelier que pelo qual paguei caro.

Somente com uma boa conversa recheada de perguntas comeca-se a entender porque o barolo é tao famoso, alem de delicioso. Uma verdadeira obra de arte. E quanta sorte de ter tido a chance de degustar alguns nebbiolo e barbera espetaculares. 

Sempre digo isso: No campo é onde as coisas estão, acontecem. Informacao, conhecimento, experiencia. No Brasil os "criticos" (blergh) de vinho num numero enorme se encontram em SP, DF e ate no litoral (i.e. RJ).  Estão em constante ausencia das zonas de producao. Um mero sommelier italiano sabe mais de vinhos, de produção de vinhos que badalados criticos nacionais. Faltam muitos kms para todos aqui mesmo.

Grandes, fabulosos vinhos. Maravilhoso evento. Tive muita sorte de entrar pela lixeira e me disfarçar entre o populacho.

Fiquei mais que nunca fã de barolo. Incrivel como so uma uva consegue tanta complexidade. So para lembrar o vinhos de bordeaux possuem varias uvas (ha excecoes, claro).

Entre os consumidores que nao tem muita chance de comprar o vinho pode haver duvidas do tipo "comprarei barolo entao de qual produtor e safra", "vou comprar um barolo baratinho por R$ 90.00 que vi no Extra, so pode ser bom".

Algumas dicas:


  1. Ha excepcionais, maravilhosos, bons e pavorosos barolos. Desconfie daqueles mais baratos. No Brasil infelizmente custam um rim. Se for barato, nao compre. 
  2. Ha Barolos "modernos" e ha os classicos. Os modernos evoluem bem rapidamente e ja estao prontos para consumo. Sao bem frutados, agradam a qualquer um. Os mais classicos, sao, classicos. Menos frutados, levam muito tempo para evoluir na garrafa (coisa de 10 anos). Houve a famosa Barolo Wars ha pouco tempo. Tradicionalistas x modernistas (leia-se capitalistas, businessmen). 
  3. E ha grandes e medias safras. Dos que estao no Brasil de preferencia para qualquer safra apos 2005. Sao todas otimas, e com estilos diferentes.


Duas cantinas me chamaram a atencan pela qualidade do que produzem (nao degustei todas, claro): Parusso e Pira-Chaira Boschis.

Essa foto abaixo até se parece com qualquer uma do interior de SP onde ha producao de frutas, mas de onde se faz o melhor vinho da Italia. Barolo pisa em cima de brunello, na minha opiniao. To each his own, though.

6 comments:

  1. John John John..
    Realmente preciso participar desse eventos, os meus vinhos Gauchos já não estão dando conta do recado.
    Em uma viagem eu comprei 2 garrafas do Barolo Dragomis do Gaia. Este ano abri a primeira em fevereiro, vou confessar a você que foi uma decepção. Não gostei do vinho, é achei até um pouco enjoativo. Me falaram pra esperar mais um pouco para abrir a outra garrafa, pq esse vinho precisaria de tempooo. Bom isso aconteceu tbm em uma degustação que eu participei e provei os vinhos do Biondi Santi, me senti enganado será que é puro marketing? Ou será que os vinhos do sul acabaram com o meu paladar...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Parla, EnoP.

      Biondi Santi é marketing sim. Faça degustaçao as cegas e vera. Gaia ainda nao tive privilegio, mas....hmmmmmmm, sei nao.

      Uma coisa que acontece é a expectativa que construimos em relacao a um produto. Meu primeiro brunello foi uma decepcao. Era riserva e CARO.

      Ah...nao tinha taça correta nem dei tempo para ele abrir. CASCATA.

      Tem que ver se o barolo pertence aos classicos que demoram muito tempo para estarem prontos ou se sao dos modernos. Havia 80% de barolos moderno nesse evento em SP. Prontos para consumo apos 4 anos de colheita.

      Delete
  2. Caro JR,
    Os Barolos são indiscutivelmente meus prediletos. Gaja é algo difícil de expressar. A palavra que me sobra é "sublime". O duro é fazer o checão...rs. Só lembrando, a safra de 2000 foi espetacular para os grandes Barolos.
    Abraços,
    Flavio

    ReplyDelete
    Replies
    1. FFHH, amanha publico tabela de safras, oficial!

      SDS

      Delete
  3. São caros demais, por isso nunca tive coragem de pagar o que pedem por ele, especialmente porque nunca sei qual comprar.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Doni, vai de langhe nebbiolo. Amanha escrevo mais sobre isso.

      Delete