Thursday, September 20, 2012

Blogueiros Picaretas Com Dias Contados? Vejam Só Essa

A mascara dessa corja uma hora cai. Essa informação me foi enviada por um leitor, que está ligado. Obrigado, Luiz.


Conar investiga elogio à Sephora em blog
São Paulo, quarta-feira, 29 de agosto de 2012Mercado
Conselho quer saber se blogs falaram bem de produtos sem indicar que era propaganda; empresa não comenta. 
Segundo denúncias, comentários postados na internet seriam um tipo de divulgação disfarçada da loja
MARCELO ALMEIDA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) investiga denúncias de que a loja de produtos de beleza Sephora estaria pagando a blogueiras para postar comentários elogiosos sobre produtos, sem deixar clara a publicidade.

De acordo com o Conar, dezenas de denúncias levaram à abertura, no dia 23, de três procedimentos que irão apurar a conduta das blogueiras, por fazer publicidade disfarçada, e da loja, que também tem uma marca própria de cosméticos.

O principal indício da prática, de acordo com as denúncias, é o conteúdo praticamente idêntico de comentários em três blogs distintos sobre produtos disponíveis na Sephora, sempre elogiosos, além dos links sempre direcionando para a loja.

Dos três blogs, um faz parte da rede de blogs FHits, criada pela empresária Alice Ferraz. Neles, havia elogios a produtos das marcas YSL e Christian Dior. A rede de blogs não quis se manifestar.
A Sephora faz parte da holding de origem francesa LVMH, que tem como presidente o megaempresário Bernard Arnault. A holding Groupe Arnault SAS, do empresário francês, controla por sua vez a marca Christian Dior, uma das citadas nos blogs.

MOBILIZAÇÃO
De acordo com a assessoria do Conar, o grande número de denúncias pode ser resultado de uma mobilização por redes sociais, que já ocorreu outras vezes.

É a primeira vez que o Conar investiga um caso de propaganda disfarçada em blogs. Segundo o órgão, o prazo para o julgamento de primeira instância é de 30 a 40 dias, mas cabe recurso.

Se o Conar decidir que houve desrespeito à ética, recomenda que os anúncios sejam tirados do ar e não mais veiculados.
Caso a decisão não seja cumprida, um edital pode ser publicado para divulgar a conduta do anunciante e do veículo. O órgão, no entanto, diz que suas decisões costumam ser seguidas.
Procurada, a Sephora não quis se manifestar sobre o conteúdo das denúncias.
A blogueira Mariah Fernandes escreveu em seu próprio blog que seu erro foi não ter colocado no final do comentário a palavra "publipost", que indica que o produto foi fornecido pela companhia para divulgação.

3 comments:

  1. Se fizerem um levantamento semelhante nos blogs de vinho muita coincidência interessante será encontrada. Em alguns casos os blogueiros nem se dão ao trabalho de alterar um pouco o "press release" do interessado, e acabamos encontrando exatamente o mesmo texto em diversos blogs, sem contar que qualquer um acostumado com textos logo identifica que se trata de "press release".

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  2. E essas viagens organizadas pelo
    Rogério da RAvin levando blogueiros.
    Primeiro foi África do Sul, agora um trenzinho da alegria na Itália. Que credibilidade esses caras podem ter?

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    1. Marcelo e Affonso, ola.

      Penso e digo que nao ha problema em ganhar dinheiro com patrocinio ou para falar de algo. Mas desde que seja tudo revelado e.ou aberto. Do jeito que é no Brasil nao ha transparencia nem honestidade alguma.

      Me lembro de quando mudaram as leis do mercado financeiro americano. Qdo o cara ia na tv dizer que era para comprar ou vender tal acao, ele tinha que dizer se possuia as acoes ou nao.

      Aqui? Vai demorar 60 anos mais.

      SDS

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