Tuesday, September 4, 2012

Comparações Entre Importadoras: Meu Estudo

O honoravel website enoeventos publicou recentemente mais uma publicacao sobre comparacao entre importadoras. Na pratica deseja-se uma conclusao que diga quais importadoras vendem os vinhos com mais ou menos markup. Quem sao as gersons do mercado, quem sao as boazinhas. 

Embora a iniciativa mereça louvor, esse estudo ainda apresenta alguns furos no barco. O meu estudo sobre o estudo considerou os seguintes pontos:


1. O estudo nao considera que algumas nao pagam impostos na totalidade. Quando o cara sonega ou faz meia nota, fica mais facil vender por menos. Competicao bem unfair em relacao aos importadores 100% corretos.

2.  O estudo nao leva em consideracao que nem todos compram super bem. Pode ser que eu tenha pago um preco meio salgado no vinho e ainda assim mantive a markup baixa. Tentei ser honesto e justo, mas ninguem viu. Isso acontece em varios segmentos.

3.  O estudo nao considera o cambio. Alguem que tenha pago U$ 2.40 (estoque meio antigo) esta em desvantagem a quem pagou U$ 1.55. Comigo aconteceu isso com a mesma vinicola. 

4.  O estudo nao considera que algumas importadoras estao no bico do corvo e passaram o ultimo ano queimando produtos. Se passam por boazinhas ao passo que na realidade estao desesperadas e vendendo os produtos do jeito que dá.

5.  O estudo compara com os precos no mercado americano, retail. aquilo la é um mega balaio de gato. Fica dificil aferir a precisao disso. Melhor que levasse em consideracao os custos na Europa tambem, ou na Australia, ou ate mesmo nos paises de origem. 

6.  O estudo nao considera que em alguns casos as importadoras mandam os precos la para cima, aplicam descontos de 5000% e dizem que sao boazinhas. Essas importadoras para efeito do estudo estao com markup enorme, quando na verdade trabalham com precos bem mais embaixo.

Deixo registrado que minha intençãn tambem é de colaborar. Um brainstorming (meu brain faz muito storm) que pode servir de alavanca para outros.

Provavel que cada pessoa tenha uma ideia diferente sobre isso. O que importa (nao é exportar, RA!) é a constante troca de informações para uma obtenção de rede util de conhecimento.

Quem é a boazinha mesmo? Cuidado com as aparencias....

4 comments:

  1. John,

    Cade o estudo/tabela?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sorry man, esse era o meu estudo. Estudo sobre o estudo. Me sinto bem falando que estudo, pesquiso, escrevo papers...

      Da uma olhada la no estudo e de uma comparada tambem. Acho que o numero de importadoras "estudadas" tao pequeno comparado ao mercado que nao he muito significativo.

      Coisa dificil deveras de ser feito com precisao.

      Delete
  2. João, eu não faço essa análise com o objetivo de revelar os bons e os maus. Meu intuito é classificar as importadoras pelas margens utilizadas para os preços do consumidor final, de forma a que estes saibam onde comprar vinhos com os preços mais parecidos com os do mercado americano, que são os melhores do mundo. Os vinhos europeus custam mais barato nos Estados Unidos do que na própria Europa.

    Vou tentar ponderar cada um de seus tópicos:

    1 - O estudo é elaborado pela ótica do consumidor. E o consumidor não tem a obrigação de saber quem paga imposto e quem sonega. Na verdade, ele nem tem condições de saber isso. Esse é o papel das autoridades fiscais. Eu mesmo não teria condiçõe de separar quem paga imposto de quem sonega. E, afora o disse-me-disse do mercado, duvido que alguém saiba.

    2 - Novamente, saber quem está comprando bem ou não, não é papel do consumidor. Este só tem de se preocupar em ele próprio comprar bem. E isso a análise ajuda, com certeza.

    3 - De novo, para o consumidor interessa comprar de quem é mais eficiente e comprou no momento certo.

    4 - Esse ponto é irrelevante para o consumidor. Se a importadora está queimando seus estoques, ótimo, vamos correr e comprar lá, não interessa o motivo.

    5 - Eu discordo de você. O mercado americano é, de longe, o que tem a maior concorrência e por esse motivo eu o escolhi como baliza para nossos preços. A premissa do estudo é comparar preços de vinhos importados aqui e lá, e com isso não teria sentido considerar os preços nos países de origem.

    6 - A análise tem por definição utilizar o preço de lista para o consumidor final sem considerar descontos ou promoções. Esse é, usualmente, o preço que o consumidor paga na realidade. Se depois eles dão descontos de 50% para as pessoas jurídicas, novamente é irrelevante sob a ótica do consumidor.

    Obrigado por seus comentários. Da discussão nasce a luz.

    Oscar Daudt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola Oscar.

      Tomara que todo o seu trabalho de frutos. Nao da pé se ficar somente no rasga seda a sua pessoa e ninguem tomar atitude mesmo.

      E obrigado pelo estudo, sempre movimenta opinioes sobre o assunto. Topico bem importante.

      Saude e Saludos.

      Delete