Tuesday, September 18, 2012

Criticos De Vinhos. Ignorancia Na Sua Cara

Pela 390ª vez falarei do porque considero 99;99% dos críticos de vinhos umas antas. Nao falei burro, mas anta. Um dócil animal.

Blogueiros (de todos os países), críticos (dos mais famosos aos manes como eu), enófilos, enólogos  em suma, toda pessoa que queira fazer uma critica sobre vinho erra, e muito, hoje em dia.

Onde esta o cacete do erro?

Esta no fato que o cidadão tem uma preferencia por um tipo de vinho e atribui pontos (ou estrelas, ou asteriscos, ou números, ou pontos positivos ou negativos) ao vinho de acordo com o gosto próprio.

Vinho com mais corpo e madeira? Opa, mais pontos. Vinho sem madeira e com menos corpo? Menos pontos.

Isso beira o ridículo. Um vinho tem que ser pontuado de acordo com uma tabela de critérios previamente desenhada e acordada.

Vejo muita gente dizendo "dou 90 pontos ao vinho", ou "esse vinho leva 88 pontos".... mas essa turma nem sabe qual critério usar.

Exemplo do que quero dizer: Odeio manga. Mas se fosse critico de manga eu teria que seguir um "roteiro" para julgar uma manga. Cor, aromas, textura, tamanho, açúcar....sei la. 

Por isso que eu dou pontos para um torrontes seguindo as normas para tal coisa. Nao gosto e não tomo torrontes, mas seguindo uma regra ha como se chegar num resultado final, QUASE imparcial.

Voces metidos a Parker, aprendam de uma vez por todas.

10 comments:

  1. Você não gosta de manga? Como é possível!? Adoro suco de manga!

    Quanto ao seu artigo, todos sabemos que Robert Parker adora vinhos com toques de madeira. Imagino que ele tenha difundido isso pelo mundo, dado a sua enorme influência (maléfica em alguns casos).

    Eu, pro exemplo, não gosto muito de vinhos, digamos, excessivamente madeirados. Para mim, tem que haver um equilíbrio. Excesso de madeira, álcool ou qualquer outra coisa termina por prejudicar o equilíbrio, o que para mim é a melhor qualidade de uma bebida.

    Abraços!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Em relacao a manga: diagnostico genetico (mamao tambem nao desce).

      Algumas pessoas nao toleram brocolo... ou rabanete...fui premiado na loteria genetica. So gosto de fruta cara.



      Delete
  2. E tem outro detalhe, eu só sei julgar pelo meu gosto. Como já te disse, meu paladar é um tanto quanto rudimentar. Ainda não aprendi a fazer esse tipo de análise objetiva, embora eu desconfie que isso seja possível. Só não sei porque não estudo e bebo tantos vinhos necessários para chegar nesse patamar.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Doni, voce nao he profissional do vinho. Gente que ganha algum $$ com isso.

      Quando eu tomo cerveja eu tambem nao sei como avaliar uma cerveja.

      Entao nao se preocupe com isso. O recado, desabafo (ui) era para criticos que ficam chutando numeros, ao inves de seguirem diretrizes. Pronto, falei bonito...

      SDS

      Depois eu ponho uma planilha de pontuacao aqui. Nao he dificil.

      Delete
    2. Coloca uma planilha aí...seria legal...nesse mundo, cada um tem um tipo de planilha preferido...

      Sobre avaliação e pontuação, concordo com você, embora seja difícil colocar o gosto pessoal de lado...mas é um exercício bacana deixar de "pontuar com o gosto próprio ou com o coração" e traz muitos aprendizados...até abre os olhos pra novidades.

      Em outra escala, isso me remete ao "torcedor de rótulo" (de cerveja, de vinho).

      Mas o pior mesmo são os críticos que "pontuam com o bolso".

      Saúde!
      vmx

      Delete
  3. hahahahaha velho, falou e disse! Tô longe de ser uma crítica de vinhos (por enqto rsrs), sou sommelière estou nesse mundo profissionalmente há meros 4 anos, sempre estudando MAS também acho UÓ essa galera pontuando a torto e à direita simplesmente copiando um sistema já bem cansado, sem imaginação, inovação ou nada do tipo. Vc faliu algo que eu sempre quis falar...

    ReplyDelete
  4. Brasileiro adora criticar...porem odeia ser criticado! Lança mão da tecnica empirica, isto é, o ACHISMO!
    Isso me fez lembrar a minha prova final pratica no curso de gastronomia, um jurado deu nota baixissima para a minha sobremesa pelo simples fato de "nao gosto de gengibre!"! Recorri com o argumento que gostos pessoais nao faziam parte dos criterios avaliados e que portanto, deveria se abster!

    ReplyDelete
    Replies
    1. E ai espressa, what rolls?

      Nossa, que alegria ter que aturar um jumento como jurado de algo tao importante...

      SDS

      Delete
    2. What rolls? Estou sem nota até hoje! risos

      Delete