Monday, August 29, 2011

Pequenos Vinhos, Grandes Preços

Essa eu fiz depois que um amigo que mora na região ficou me enchendo a paciência para tentar. Ele dizia “experimenta os vinhos nacionais do nordeste, são ótimos, estão em todos os restaurantes”.

Lá fui eu comprar uma garrafa de Rio Sol Reserva 2003, magnum ainda por cima.

Basicamente o vinho é muito ruim, o que não me surpreende. Qualquer coisa semelhante a uva vinifera, ou azeitonas não tem como ser cultivado lá e dar produto que preste.
Áspero, ruim, e dá dor de cabeça. Paguei R$ 78.00 por uma garrafa.

4 comments:

  1. É isso mesmo. Matou a pau! O que me espanta é que, depois do "hype" dos vinhos do VSF (acrônimo bem apropriado...) de uns cinco, seis anos atrás, ainda tem gente que acredita que isso presta. Agora a modinha são os "vinhos de altitude de SC". Como eu disse alhures, "vão todos para a vala do esquecimento".

    ReplyDelete
  2. Olha Andy, cada um tem o direito de falar o que quiser do produto que vende...mas eu fico meio p quando me enrolam. Falar que uma regiao dessa he a nova terra prometida do vinho he demais.

    Vinhos e azeites de la nao tem condicoes.

    E voce acertou essa dos vinhos de altitude tambem. Muita perfumaria para justificar precos absurdos pelos vinhos de la (compra e paga quem quer, eu estou fora). No RGS ha muito vinho bom (dependendo da safra) por 1/4 do custo desses bonitoes da altitude....

    ReplyDelete
  3. Rio Sol é f... mesmo. Também, com o calor sem parada, a planta dá mais de uma safra por ano. Não vai sair grande coisa mesmo, uns espumantes moscatel baratos e olhe lá.

    Quanto aos vinhos de atitude, ao visitar o estande da Pericó, de SC, na Wine Weekend, descobri que eles têm as vinhas em São Joaquim, mas produzem o vinho no RS, num esquema de terceirização... Aí é complicado. Imagine o que já se perde no transporte.

    Os espumantes eram OK, mas caros. Agora, um tinto chamado Basalto era 98% madeira. Acho que nem 1000 anos de adega suavizam... E o preço, nem lembro, mas era caro pra caramba.

    Aí fica bem difícil mesmo.

    ReplyDelete
  4. Lavi, valeu pela informacao(oes).

    O pior do Brasil he o brasileiro mesmo.

    Na minha loja eu escolho BEM quem eu ponho na prateleira.

    Ha muitas vinicolas pequenas que de tempos em tempos produzem vinhos bem decentes (tintos), sem necessidade de fazer eventos com blogueiros ou "criticos". A vida he dura para essa turma, mas no longo prazo eles chegam la.

    ReplyDelete