Recentemente recebi a visita de dois bodegueros da Espanha. Uns tipos lúcidos, agradáveis, inteligentes e bem informados. Mais uma vez aprendi um monte sobre a indústria do vinho, mais uma vez confirmei minha teoria que as coisas acontecem no campo. A informação está lá, e não nas grandes cidades, lugares onde (argh) blogueiros fila-boia e críticos passam grande parte do tempo. Ninguém suja botas mesmo. Maximo que fazem é contar umas histórias chatas sobre uvas ou comentar sobre vinhos que tomaram. Como falta conteúdo para essa gente... (leio vários críticos mundo afora. Que diferença!)
O consumo de vinhos ano per capita caiu em 30 anos na Espanha de 50 litros para 15 litros. As principais razões para isso deveriam interessar a todos nós que temos algo a ver com o mundo do vinho (há outras mais que tem origem no mercado, mas não focarei nelas aqui).
Esnobismo. A associação de uma imagem de esnobismo do neo enófilo com a bebida. As pessoas lá começaram a se afastar do vinho por mera associação de preconceitos e imagens. Pense nisso na próxima vez que você quiser impor o vinho num churrasco, ficar falando de harmonização até torrar o saco de todo mundo (eles só querem ver o jogo do Curintia contra o ABC de Natal sem cunhado chato falando de vinho, caceta !!).
Complicação. 50 tipos de rolhas diferentes, aromas de vassoura da Tanzania, frutas amarelas e douradas dos Apeninos, tira vácuo, oxigena, roda taça, vinho tem que descansar no escuro por 61.5 minutos e 4 segundos, dar 4 pulinhos para frente e para trás, taça para vinho doc, igt, fuckup, branco, amarelo, azul, tinto, doce.....
Quem está de fora acha tudo isso muito chato, e provavelmente, você também está no rol de mala da família e amigos.
Parte do esnobismo e complicação vem das vinícolas e críticos. Eu vejo muito sommelier de origem ultra humilde, lá do sertão qualquer que quando chega a SP ou RJ acredita que saber falar bonito (mesmo com erros horríveis de português e com frequência incorretos sobre os vinhos, regioes, uvas) sobre vinho será um processo que os catapultará socialmente. Vão se distinguir da multidão.
Portanto a molecada de hoje em dia (mais um monte de adultos) na Espanha prefere pedir uma cerveja e;ou tomar um destilado com coca-cola. Com EUR 5.00 o cara fica contente, alto e passa longe do aburrido mundo del vino.
O vinho do dia a dia tem que ter alegria, tem que se encaixar no ambiente gostoso, tem que ser um coadjuvante na mesa, nada mais. Que seja tinto com peixe, que seja branco com churrasco.
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