Monday, September 12, 2011

PEQUENAS GRANDES MUDANCAS NO MERCADO DO VINHO

Hoje fiz entrega para um hotel que tenho como cliente já faz um tempo. Um dos maiores e mais tradicionais hotéis de SP. O comprador máster lá possui mais de 30 anos de experiência nesse hotel. Sabe alguma coisa, acompanha o mercado há muito, prevê tendências, modas, e tudo mais relacionado a hábitos de consumo. Faz e fez eventos durante décadas.

Ele me disse hoje que os consumidores já estão sabendo o que querem na hora de contratar o buffet. Escolhem vinhos pelos nomes das uvas e já tem uma ideia razoável de harmonizações. Segundo ele há 5 anos isso não aconteceria nem em sonho.

Parece que o mercado de vinhos vai mudando mesmo. Aos poucos, mas vai... Quem sabe daqui há cem anos o brasileiro saberá discernir entre um vinho vagabundo de laboratório de um autentico? Quem sabe não pagara mais de R$ 25.00 (valores de hoje) para estacionar o carro ou R$ 120.00 para comer um prato do tipo “ok” em SP, RJ, DF e outros locais....?


PS: Ontem fez 10 anos que fui transferido para morar e trabalhar no Brasil (aqui eu ganha-se mais, mas a qualidade de vida he pior, se for considerado poluicao e violencia em geral). Também fez 49 anos que The Beatles gravaram Love me do pela primeira vez. E foi meu aniversário.  Eta dia famoso eu escolhi para nascer.

Quando o avião da United pousou em GRU havia algo de muito diferente no ar. O prefeito de Campinas havia sido morto e quem o conheceu sabe que morreu por ter sido “diferente” dos outros.
Pouco mudou no Brasil em 10 anos, ao menos em coisas relevantes. Continua um pais violento, mais corrupto, com uma sociedade leniente e passiva a tudo que acontece.

Uma manifestação aqui, outra ali e as pessoas acham que já estão mudando algo. Lula foi eleito e deu no que deu --perdeu uma chance em 1 milhão de anos para mudar para muito melhor o pais na essência.....na moral. Os políticos no poder são quase os mesmos no DF. Algumas múmias continuam a dizimar o pouco que resta nos estados de origens delas.

O chamado mundo civilizado encontra-se de joelhos no que diz respeito às contas dos governos e dos habitantes.  Estão quebrados. 

O que será que vem pela frente nos próximos 10 anos? Algum palpite ?? Acredito que farei muitas compras em Liras, em Pesetas, Drakma, Escudos..... 

No comments:

Post a Comment