Wednesday, November 16, 2011

Pequena Explicação (e Agradecimento) Sobre Meu Vinho


Quero agradecer os votos sinceros de sucesso em relação à minha venture no mundo do vinho.  Principalmente porque as pessoas mais próximas expressaram uma cara muito estranha (pô, apenas digam "sucesso e boa sorte") ao passo que pessoas que nem conheço e somente troco informações pela internet com elas me desejaram boa sorte. Não temos nenhum relacionamento comercial.  Grato a vocês.

Mas mais importante de tudo gostaria de esclarecer alguns pontos. Já fui produtor rural por um breve tempo. E vi o tanto que é difícil ser o originador da cadeia produtiva. Eles ficam a mercê do tempo, clima, dos caprichos do mercado, tem que escolher a rolha certa, a cepa de leveduras, o tipo de barril, adubação, fungicidas, inseticidas, o corte, a percentagem de uvas no corte, acidez das uvas, o grau brix delas, o momento certo da colheita e por ai vai. Ah, além de ter que vender o vinho o nobre produtor ainda tem que receber pela venda.

 Por isso rendamos nossa homenagem a quem se ferra para que possamos ter uma vida deliciosa fantástica com o que fazem. Homenagem aos produtores honestos, e não os velhacos que abundam por ai falsificando vinhos e não pagando ninguém, inclusive os fornecedores de uvas para eles.

Aí está a explicação da minha nova aventura. Algo sem preocupação comercial—mesmo--, mas com o intuito de aprender muito. 500 litros de vinhos bem feitos (tomara) certamente me tornarão uma pessoa melhor.

E podem ter certeza que darei uma garrafinha para alguns de vocês. 

No comments:

Post a Comment