Wednesday, November 9, 2011

Pssssssss ou Booooooommm? Qual o som das importadoras quebrando???

Essa semana fiquei sabendo de mais duas importadoras importantes que estão a beira da falência. Uma delas é bem tradicional. Se especializou em vinhos de um país somente e está oferecendo o estoque dos vinhos no mercado para outras importadoras. A outra está oferecendo vinhos em sites de compras coletivas. Desespero puro. 


Não há mistério, eh lição de economia básica: Muitos rótulos, muitos importadores, muitas lojas para poucos consumidores.


Não creio que haverá muito ruído após o fechamento delas. Na maioria das vezes um negocio quebra fazendo barulho de bola murchando....bem aos poucos......pssssssssssssssssssss.


Nunca esteve tão bom para comprar vinho barato. Estou aproveitando, e você?


Já falei de bolhas aqui mil vezes. A próxima bolha será das lojas de vinhos. Há varias bem mal das pernas.....as pessoas pensam que o negócio é facil....

2 comments:

  1. Lavi, td bem? Se voce for do mercado voce ja deve estar sabendo de umas 10, no minimo, que estao em situacao muito ruim. Se for consumidor isso nao importa muito.

    Creio que o momento he excelente para uma aula de economia basica. Quando as barreiras de entrada sao muito baixas o lucro tende a ser baixo tambem. E o inverso verdadeiro.

    Muita gente num mercado muito pequeno. E as pessoas que entram tem o problema de ter que aprender tudo na porrada. Trabalhando mesmo. E isso (opa, learning by doing se chama) custa muito dinheiro.

    Sobrara importadores pequenos que tem padrao de vida modesto e os bem grandes, mas ja estabelecidos ha muito tempo. Ser grande e novo nao basta. Ser importador medio hoje he caixao e vela preta (escala, escala....)

    Ha muito o que se falar aqui, mas o mercado continuara seguindo esse rumo ate sabe-se quando...

    O consumidor esta aprendendo a tomar bons vinhos por bons precos. E isso tambem esta matando as importadoras "tradicionais" que vendiam qualquer porcaria do chile, argentina ou italia sem esforco. Agora ha comparacao. Comparacao, referencia mata o incompetente....

    PS: Hoje fiquei sabendo de mais uma quebrando.

    Espero vinicolas quebrando por ai tambem. No mundo todo ha muito mais vinho que consumidores....

    Licao para aprender para a vida: Barreira de entrada. Baixa ou alta? Vale para todos os negocios.

    Saudacoes.

    ReplyDelete