Friday, November 4, 2011

Quanto Podemos Ingerir de Alcool Sem Prejuizo a Saude?? Conta Facil

Até quanto podemos ingerir de álcool sem prejudicar o organismo? Conheço algumas pessoas que após uma vida na pingaiada simplesmente ouviram do médico que estavam com diabetes, ou fígado estava arruinado, ou mais uma gota de álcool o cara iria comer uva pela raiz e assim por diante. Vamos pensar no futuro com saúde....de novo dando bons exemplos aos amigos e parentes.

A conta é simples, mas há algumas regras:
Para machos como eu, fortes, inteligentes e másculos, não devemos tomar mais que 21 unidades de álcool por semana. Para as hembritas, fêmeas em idade reprodutiva ou não (as mais velhinhas) o limite fica em 14 unidades semanais.

PERO, não se pode tomar todas 21 unidades em um dia só e achar que isso é benéfico. Se tomarmos 3 unidades por dia (equivalente a uma taça de vinho tinto de 250ml) não há problema segundo o estudo. Se aumentarmos a ingestãn para 500ml ou 6 unidades, temos que dar um descanso ao fígado (E pâncreas) de 2 a 3 dias. Pronto, moleza.

330 ml de cerveja tem duas unidades. Claro que depende do grau alcoólico da bebida...mas não vamos complicar tanto o negocio.

Eu acrescento que alem da quantidade de álcool, deveríamos considerar a qualidade do álcool ingerida também. De que adianta tomar uma tacinha por dia de um vinho que tem veneno la dentro?

Fazendo uma conta fácil, eu posso tomar uma garrafa por semana tranquilamente. São 52 garrafas por ano, o que da uma media de 39 litros ano. Já pensaram como seria o mercado do vinho se metade do meu consumo existisse per capita no Brasil? Ah, seria legal ter em casa uma bomba de vácuo para ajudar a preservar o vinho, já que não devemos tomar uma garrafa em um dia...

Os cálculos são do Royal College of Physicians. 


No comments:

Post a Comment