Wednesday, February 1, 2012

Azeites De Oliva. Otimas Mudanças À Vista

Uma das mudanças mais perceptíveis nesse país nos últimos tempos foi da industria do azeite. Alem daquela turma de sempre da Europa (azeites feitos aos milhões de litros de procedência não muito precisa) o mercado mundial não tradicional atentou para o potencial de azeites. USA, Australia, Chile, Argentina, etc etc etc perceberam que onde há producao de vinho também dá azeite. Zonas boas e ruins.


Eu acredito que nós todos seremos invadidos por azeites do novo mundo, e vamos adorar muito todos esses azeites, POR QUE?


Porque esses azeites são feitos de plantacoes novas que possuem como característica marcante aquela pegada quase "spicy" da azeitona, muita fruta, muita grama cortada. Azeite com muito frescor, ao passo que o Europeu he mais suave, mais tranquilo, ate mais elegante diriam alguns.


No mundo do vinho não foi a mesma coisa? A turma começa com chile e argentina (fruta, fruta, antociano ate a tampa, mais a madeira) e vamos que vamos.


Já há muita coisa boa no Brasil do Chile, USA e até Australia. Eu vou de Chile, lugar de ótimos produtos e picaretas também.


Delícia....


2 comments:

  1. Em viagem a Mendoza (2006), conheci os azeites da Familia Zuccardi. Eles fazem 3, cada um com azeitonas de origens distintas (mas plantadas lá, claro, hehehe): Itália, Espanha e Argentina. Comprei alguns exemplares da variedade local, chamada de Arauco. Excelente material.

    E numa feirinha de vinhos aqui em SP no ano passado, comprei um azeite chileno "Olivares de Rossi" no estande de uma importadora chamada Dominio Cassis. Muito bom, assim como os vinhos da linha "espiño", da vinícola William Fevre. Bons ´preços na ocasião e qualidade bem boa.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Lavi, voce he danadinho para ir atras de coisa boa eim? Tenho no meu barraquinho os produtos que voce cita acima. Adoro os azeites.

      Sds

      Delete