Tuesday, February 7, 2012

Vinhos Nacionais. Estoques E Pipas Altos Ate a Tampa.

Durante minha estadia na Serra Gaucha pude interagir com os locais. Gente boa que fala uma lingua estranha. Mas me diverti com a mixtura de sotaques e habitos de la. Bom saber que ha tanta complexidade no pais.

Me contaram que as vinicolas estao com niveis de estoques muito altos. Para nao fazer disso uma tese de doutorado chata, resumidamente produziram demais e a base de clientes nao deu conta da producao. Obvio que alguma coisa tera que ser feita. Alguem ai tem ideia do que fazer com o vinho que esta dentro de uma cuba com 20,000 litros quando vem uma safra nova? Craro Crovis que o vinho tem dois destinos: Ir para uma garrafa ou OU. Nao adianta correr para o governo porque desse mato nao sai vinho para ser vendido para fazer alcool. Nao dara tempo.

E isso esta matando o povo de medo. Pequenos medios e grandes. Eu diria que os grandes encontram-se em pior situacao. Quando falamos de milhoes e milhoes de litros qualquer oscilacao no cashflow pode fazer um estrago muito grande. E da-lhe calote. Como sao ruins para pagar fornecedores la no Sul. Eu me lembro dos produtores de graos...davam  um trabalho para pagar que so vendo.

Adoro correcoes de mercado. Abomino subsidios e qualquer outra coisa que produza distorcoes artificiais (pleonasmo??). Mercado tem que se corrigir. Que abaixem a producao, facam coisas melhores, invistam mais em marketing bem feito. Mudem de embalagens (como foi sabiamente sugerido por um leitor do blog), surpreendam os clientes. O velho modelo de negocio nao funciona mais para todos. E esse modelo mal estreou.

Falar he sempre mais facil quando nao esta ardendo nas nossas costas. Eu daria um otimo consultor. Alias, todos dariamos.

8 comments:

  1. Oi, João!

    Blog cada vez mais movimentado. Parabéns!

    Seguinte: vejo o grande produtor nacional como meu inimigo. Ele não trabalha para a popularização do seu produto, com preços mais acessíveis; ele usa todos os subterfúgios pra que sejamos seus reféns e tenhamos que consumir vinhos razoáveis a preços exorbitantes. Conseguiu emplacar o famigerado selo fiscal e agora quer aumentar o imposto pra importação de vinhos europeus.

    Da minha parte, então, é guerra. Não bebo mais vinho nacional, nem mesmo espumante, nem em promoção. Falo mal. Elogio as boas cervejas artesanais. Sugiro cachaça.

    Abro exceção apenas pro produtor artesanal, o pequeno que tb sofre com burocracia, os altos impostos e a falta de acesso aos principais canais de distribuição. Aos pequenos, minha solidariedade.

    Aos grandes, radicalizaram, então radicalizei tb. Não há mais espaço pra coexistência pacífica. Por enquanto, vou seguindo meu combate quase particular, mas torço pra que outros adiram.

    Somos nós ou eles.

    Abraços revoltados nesta manhã quente de 3ª.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vitor, ola. O nivel das pessoas que "abaixa" aqui realmente me surpreende. Aprendo um monte com voces.

      Que bom.


      SDS

      Delete
  2. Faço minhas as palavras do Vítor. Mais um no boicote!

    ReplyDelete
  3. Pessoal:

    Dou preferencia ao pequeno e honesto produtor. Dificil de achar esse tipo de gente, mas he possivel.

    O resto, que bebam os "vinhos" que produzem.

    Em relacao aos precos: Lembrar que em SP (estado) ha incidencia de impostos altissimas de vinhos originados (produzidos ou importados) fora de S.P.

    Um bom vinho que saia do RGS por R$ 15.00 (frete pago) tera incidencia de IPI (~ R$ 1.00 por garrafa) + ST (33.30%).

    SDS

    ReplyDelete
  4. Descobri como abrir minha vinícola! http://www.thrillist.com/links/186186

    ReplyDelete
    Replies
    1. Lavi, em alguns paises as pessoas fazem otimos vinhos em casa. Ha no youtube varios videos mostrando como fazer a coisa. A uva tem que otima para o vinho (graus babo alto e perto da sua cantina), o resfriamento tem que ocorrer e tambem a higiene em tudo (ate nas barricas).

      Conheco um carinha que fez vinhos em Mogi das Cruzes, na casa dele.

      SDS

      Delete
  5. Joao,
    Os produtores do Sul devem compreender que tanto palpite espontaneo em seus negocios deve-se a paixao dos consumidores pelo vinho. Nao eh de agora que urgem as mudancas conceituais, mas os entraves culturais, sucessorios, legais da terra, adequacoes estatutarias,restricoes financeiras para investimentos, seguros agricolas, garantias fiduciarias,formalizacoes legais, associacoes de produtores,e tantos outros entraves, impedem o desenvolvimento do setor. Quem somos nos para opinar de longe, sem presenciarmos no cotidiano a operacao do negocio. Nao e facil as tomadas de decisoes quando as garantias sao suas terras e as benfeitorias, podendo virarem po numa ma conjuntura. Os produtores sabem muito bem a receita para escoamento da safra, so nao o fazem por impedimento financeiro, pois tem a sua disposicao os melhores tecnicos, tanto na licenciatura, quanto negociais, e quanto da politica setorial, para orientarem os caminhos a seguirem. Devemos aceitar esta realidade, pois nao cabe a nos sua destinacao, a vida eh o que planejamos e realizamos para ela. Forte abraco, Rafael

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola Rafael. Mais do que as palavras bonitas que usou aqui gostei da coerencia geral e concordei mesmo com o que esta exposto. Pero em relacao as suas ultimas linhas tenho o seguinte para adicionar:

      A vida he o que planejamos e realizamos para ela. Sim, ate um certo ponto. Fica dificil ser dono do destino completamente E vamos supor que o sonho de todos nos na cidade de Brotas seja abrir uma pousada. Nao ha espaco para todos. Nao ha clientes para todos. Da mesma maneira vejo hoje o setor de cervejas artesanais, suco de frutas integral, vinhos.

      Ha uma onda de financiamentos generosos e caridosos para producao de uvas e suco de uva no RGS que esta levando muita gente para o setor. Nao havera espaco para todos, infelizmente.

      Longe de querer gorar o sonho de alguem (po, eu sou empreendedor, sempre querendo mais coisas diferentes) eu considero a analise seria de mercado a curto, medio e longo prazo muito importante.

      A turma da zona rural merece nosso apoio e simpatia sim. Ja fui de la. Jogam contra cambio, clima, governo, estradas, mao de obra, impostos pesadissimos e tantas outras coisas.

      Aos guerreiros honestos e competentes nao so minha simpatia como tambem meu trabalho para vender os produtos que produzem e importam.

      Rafael, obrigado mesmo pelo insight. Alto nivel!!

      Delete