Monday, February 6, 2012

Destinos: Serra Gaucha. Bom e Barato, Modus J. Ratao

Faz 15 dias que voltei da SG. Sempre acredito e digo que as coisas acontecem LÁ. No campo. Para profissionais do setor não há nada pior que ficar alheio a cultura, aos modos, aos dados, a informacao de onde os produtos que pagam nossas contam são feitos.


Falarei coisas boas e ruins aqui sobre a viagem. Fazer-lo-ei em varias etapas. Primeiro minha impressan atual sobre a SG.


A safra está prometendo ser a melhor ou a segunda melhor de todos os tempos segundos 100% dos produtores. Mas quando se trata de risco agricola nao pode contar com o ovo antes da hora.











Tudo bem feitinho e montado para receber os turistas. O Vale dos Vinhedos não he muito grande ou extenso, mas as vinicolas recebem a todos com boa vontade,  bons vinhos e os lugares sao sempre do tipo "fique a vontade, seja bem-vindo". Em todas que eu fui a ideia era degustar vinhos com intuito comercial e portanto passava mais tempo la que um turista normal, mas foi possivel ver que a cada pessoa que entrava o vivente falava tudo de novo com a maior calma e paciência do mundo.


O Vale em cima passa uma impressao de prosperidade, de arrumacao, de ordem. Mas numa conversa com donos de vinicola a impressao de uniao se desfaz rapidinho. Cada um por si e deus contra todos mesmo.


A comida la dentro he boa, mas cara. Vc estara como turista, e eles esperam os turistas para arrancar uns cru-crus nossos. Faz parte do jogo.


Ha muito vinho bom sendo servido la. Como sempre os espumantes agradam e os tintos das safras 05 dao um show, mas he possivel tomar vinhos bons de outras safras tambem.


Minha dica para um passeio legal, mas bom e barato: Saia de SP (me desculpem, minha mente pensa em termos paulistanos) bem cedinho, desca em Caxias ou POA e alugue um carro. A serra fica muito perto de la. Arranje um mormon, um testemunha de jeova para dirigir. Somente assim para degustar tudo que quiser e nao fazer besteira na estrada. Atencao, em Bento ha blitzes da policia para pegar os pingucos. 


Da para curtir um dia inteiro nas regioes ao redor e vinicolas. Tome tudo com moderacao. Reserve um hotel por la e volte no dia seguinte a CGH ou sei la onde. Garanto que o passeio ficara ridiculo de barato e nao cansara muito. Mais que 3 dias na SG me parecem excessivos.


As lojas das grandes vinicolas reservam bons precos para bons produtos. Eu tomei um colheita tardia na salton espetacular. Somente para os visitantes, nao vendem fora de la. Custa R$ 25.00 a garrafa e trouxe uma para mim. 


Nao muito longe do vale ha Pinto Bandeira. Distrito que produz vinhos de montanhas. La ha otimas vinicolas tambem. Vale sua visita.


Gramado esta caro como SP, RJ ou DF, mas vale. Super organizado, primeiro mundo mesmo. Como disse um amigo meu que produz vinhos em Bento, la parece casa de boneca.


No outro lado da serra ha cidades que merecem uma passagem rapida por elas. Antes de Veranopolis ha uma serra muito linda com pontos para apreciar a paisagem. E ate Sao Jorge (definida como Portal da Serra) a paisagem se mantem europeia. Cidades bucolicas onde ha nada para se fazer a nao ser curtir um pouco a vida e tomar um suco de uva natural e gostoso.


Por ultimo uma dica importante: Fujam da SG durante a colheita. Tudo fede a uva fermentada nas ruas, as estradas e cidades ficam cheias de caminhoes. Transito por todo lugar muito ruim. Mega programa de indio burro.


Abaixo fotos que poderiam enganar os mais incautos. Falei que eram do Douro e acreditaram. O pais onde nasci é bonito, pena que morem tantos brasileiros nele.









No comments:

Post a Comment