Thursday, February 2, 2012

Imposto do Vinho Europeu Pode Dobrar.

Enquanto voces leem isso estou na PF tirando passaporte novo. Serio. Sera que finalmente saio desse buraco ridiculo de pais de vez?


A noticia diz que foi sugerido um aumento amplo de impostos para produtos importados entre eles o vinho da europa. Lembram quando falei aqui que o vinho europeu carrega 27% de I.I. sobre o custo dele em Euros? Agora pode ir para 55%. Bem agora que o brasileiro esta podendo tomar vinho de verdade (na media...) a precos bem melhores. 


Os produtores nacionais podem achar isso bom, mas tenho certeza que a raiva do consumidor vai se voltar contra eles. Eh assim que se conquista mercado? Com reserva de mercado? Com protecionismo?  Protecionismo que acabou com o mundo na decada de 30. Alguem mais familiar com nocoes de economia sabe do que falo.


Acabei de retornar do RGS e tenho um monte de coisas a relatar aqui. Por sorte tenho alguns amigos honestos la que fazem vinhos idem e me garantiram uma coisa: Esta sobrando vinho. As vinicolas estao ABARROTADAS de vinho e algo grave financeiramente vai acontecer.


Ue, quem mandou produzir tanto? Mercado mundial como um todo produziu, produziu, e ninguem mediu a demanda.


Vinho nacional somente melhorou de qualidade com a abertura do mercado e competicao. E vao por mim, eles carregam menos impostos que os importados. 


E se esqueceram dos Argentinos e Chilenos que podem ocupar o espaco do vinho europeu.


Lendo o VALOR de hoje vejo a noticia que o acordo automotivo entre Brasil e Mejico vai ser revogado pela Dilma, gracas a um desequilibrio no comercio entre os paises.


Eu nao vou comprar carro lixo que he feito aqui.


Pais nao he serio.


8 comments:

  1. A solução é passar a fronteira e comprar dentro da cota vinhos de todo mundo com preço mais que acessível. Coloca 04 pessoas em um carro e dará para trazer 16 garrafas para cada e de vinho bom. Esse País é manipulado por uma parcela da sociedade que so pensa em lucrar.

    ReplyDelete
  2. O vinho brasileiro tem pessima logistica para sua distribuicao, comprove pela quase escassez dos bons espumantes no mercado de Sao Paulo. Solucao para escoamento dos estoques esta na embalagem Bag-in-Box com precos acessiveis, ate para as classes populares,hoje avidas pelo consumo de classe media. A alegacao dos produtores nacionais de que vinho em bag nao vende eh estoria para boi dormir, pois com boa divulgacao sao alterados os comportamentos sociais. Por que nao uma peca publicitaria com as belas gauchas apertando a torneirinha !! Eh so comunicar que vende.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Rafael. Nao sei em relacao a logistica, mas o problema principal se chama ST. Creio que esteja em 32% ainda. Dificulta demais para quem trabalha com nota fiscal na pessoa juridica.

      Estou bem supreso com o nivel das pessoas que interagem aqui. Nao esperava encontrar tanta gente esperta e lucida nos comentarios.... um blog de fim de semana. Legal. Consegui alcancar meu ultimo objetivo na vida.

      Delete
  3. "Acabei de retornar do RGS e tenho um monte de coisas a relatar aqui."

    Aguardo sugestões!

    "Esta sobrando vinho. As vinicolas estao ABARROTADAS de vinho e algo grave financeiramente vai acontecer."

    O preço deve despencar. É a bolha dos vinhos! rsrs

    ReplyDelete
  4. Sua critica elucida, desvenda e instrui o negocio do Vinho.
    A comunidade de enofilos apoia aqueles que a defendem, mesmo silenciosa,altera rumos.Poucos tem a coragem como Oscar Daudt, Didu Russo e voce de denuncirem os abusos dos produtores,dos negociantes e as maracutaias do setor publico. O poder da palavra eh incomensuravel, e sempre eh tentado seu cerceamento pelos detentores do poder autoritario. A vida nos surpreende, como voce mesmo menciona : "criei um blog despretensioso de fim de semana", e derepente torna-se portavoz de uma massa inaudida. Parabens,e considere-me mais um amigo.

    ReplyDelete
  5. Rafael, ola. Na boa, sou um baby nesse mundo do vinho. Mas obrigado. Creio que esse tipo de comentario aumenta bem a pressao para eu aumentar o nivel do blog. Puts, ainda preciso escrever um livro e fazer um filho por ai. Ja plantei uma araucaria quando era crianca.

    SDS

    ReplyDelete
  6. Isso aqui já seria um reflexo do que você vem anunciando a respeito do erro de demanda das vinículas brasileiras?

    http://www.dzai.com.br/eduardogirao/blog/blogdogirao?tv_pos_id=97908

    Abraço!

    ReplyDelete
  7. Matou a pau.

    "plano de expansao". Adorei essa.

    Pergunta se a Ferrari da carros para expandir em Qatar, Abu Dabi...

    ReplyDelete