Tuesday, February 28, 2012

A Mediocridade Dos Blogueiros e Criticos de Vinhos e as ENOCARROÇAS Gauchas

Não para minha surpresa, mas com muita tristeza reparo que pouquissimas pessoas do meio falaram ou escreveram ontem sobre a noticia que coloquei aqui do jornal Valor (será que ninguem mais lê jornal hoje??). 


O que essa gente boçal que nada diz faz pelo vinho no Brasil? P. nenhuma mesmo. Negocio é ficar indo de evento em evento enchendo a pança e a vida passa. Tapas nas costas e é isso.


Tenho que louvar os textos que li dos senhores Didu Russo e Artur de Azevedo Filho. Posições coerentes e corajosas de pessoas bem conhecidas no mercado. Pessoalmente não os conheço nem quero conhecê-los. Mas parabéns aos dois.


Sou um nada nesse mundo do vinho, mas antes os garbosos blogueiros que tem tanta audiencia e leitores (adoram celebrar os números) tivessem neuronios ou coragem para escrever algo sobre o ridiculo lobby dos gauchos que produzem enocarroças.


Eu acho mesmo, MESMO que esse lobby vai virar contra eles. As pessoas vao se virar para as cervejas melhores e vai haver uma contra-reacao grande contra esses semi-vinhos quarto de boca nacionais.


Uma pena que os bons paguem pelos maus. 

13 comments:

  1. João,

    Vc está cobertíssimo de razão. Quem tem um espaço mínimo tem de manifestar sua opinião e - mais! - protestar contra as iniciativas dos produtores nacionais.

    Da minha parte, não beberei mais vinho nacional, como já comentei aqui. Vou escrever um post sobre o tema pra amanhã e citarei seu blog.

    Abç.

    ReplyDelete
  2. Caro João,
    Estou entre estes "pouquíssimos"! Assim como você, também publiquei no meu blog a triste notícia sobre essa tentativa míope de fazer "reserva de mercado" para o vinho nacional. Um absurdo!
    Convido-lhe a ler os comentários que foram deixados no meu blog sobre o assunto:
    http://www.vinhosemaisvinhos.com/2012/02/vinicolas-brasileiras-querem-barrar.html

    Abs,
    Luiz Cola

    ReplyDelete
  3. "As pessoas vao se virar para as cervejas melhores e vai haver uma contra-reacao grande contra esses semi-vinhos quarto de boca nacionais."

    Eu tenho feito isso. Tenho tomado muitas cervejas boas ultimamente. O preço compensa bastante.

    Concordo com você quanto ao protecionismo. Isso me faz lembrar um ensaio do economista francês Bastiat, especialmente um denominado "A petição". Pode ser lido aqui:

    http://www.ordemlivre.org/wp-content/uploads/bastiat-ensaios.pdf

    ReplyDelete
    Replies
    1. oi Doni. Todos sabemos onde e como acaba a onda do protecionismo. VARIAS vezes na historia do mundo ja houve isso.

      Fucking depressing all this.

      Delete
  4. Gozado, estava comentando este cenário com a patroa neste final de semana. E "previ" que o brasileiro vai trocar os caros vinhos nacionais pelas cervejas artesanais. Acabam saindo mais em conta e combinam bem com o calorão, já que poucos gostam de tomar vinhos brancos.

    Pelo jeito, não sou eu apenas que penso isso... Mas o grupo que controla o negócio das vinícolas nacionais merece. Sempre tentou cartelizar o setor...

    ReplyDelete
    Replies
    1. oi Lavi.

      Infelizmente os bons e poucos produtores nacionais de vinhos honestos pagarao essa conta com os quebrados, ineficientes e petulantes produtores maiores.

      Em SP ha varios deles desfilando por eventos como se fossem da dinastia Grimaldi de Monaco. E claro, os mortos de sede e fome enchem a bola dessa turma.

      Delete
  5. No governo do PT só funciona se tiver um Sindicato no meio...

    Existe um Sindicato dos importadores? rsrs....

    ReplyDelete
    Replies
    1. Unknown, ola.

      Esta cheio de importador em ma situacao tambem. So ler aqui sobre isso. E muitos outros fecharao as portas. Acho que precisam de reserva de mercado tambem, salva-guarda, sei la.

      Delete
  6. João, olha lá...
    Ao menos no Enoblogs, acabaram de sair 03 posts com reclamações.
    Não é hora de proteger a boquinha e os convites pra jantares e degustações.
    Abç.

    ReplyDelete
    Replies
    1. oi Vitor. Que sera que houve? Ataque de hackers sedentos por vinhos feitos no RGS? Ou excesso de trafego mesmo (e dai derruba o website)?

      Sds

      Delete
  7. Caro João.
    Eu postei um texto sobre o assunto,mas simplesmente,ele desapareceu da página do enoblogs.
    Confira : http://vinhosbrasucas.blogspot.com/2012/02/o-fantasma-do-protecionismo-esta.html

    ReplyDelete
  8. Vinho Nacional?! ha tá. O empres´rio Brasileiro nunca ligou para consumidor interno, deixa sempre as rebarbas. Conde de Fuc... 8o melhor vinhoNagre do mundo? Até a Argentina, Chile e Uruguai aprendeu a fazer vinho. Estava eu em Comandatuba num baita hotel e tinha uma tabacaria la.Só tinha charuto nacional. e o top de linha Baiano, que só era exportado, custava R$ 110,00 ? não comprei e dei rizadas na loja. Ridículo se achar melhor do que um Cubano. Carro nacional nos ano 80? VW ? aquelas caixas de papelão sobre rodas e a forração parece papel marche. A tira a cara de pau da fuça que a China te derruba!O Brasil não precisa comprar produto falsificado, porque já o faz e não se da conta da porcaria do mercado interno.

    ReplyDelete
  9. Brasil Tupiniquim, o povo esbraveja mas de concreto nada faz, pois amanhã já esqueceu de tudo que se passou. Estes Lobi de protecionismo já foi encaminhado à praticamente um ano, acham que um mero boicote ao vinho nacional vai resolver, blah, blah, blah......
    Se quer que realmente ocorra algo de concreto boicote sim a raiz dos problemas, produtores responsáveis pela petição e a este governo de ????????????, corrupto que nos está levando a uma ditadura velada.
    Gostaria de ver alguém realizar um movimento de verdade, ir a rua protestar por este protecionismo arcaico, porém o pensamento coletivo deste povinho que somos nós, "deixa os outros irem que se der certo eu também saio ganhando"
    Em países sérios o povo vai a rua, aqui ficamos resmungando e terminamos comendo pizza e se bobeiar regada ao vinho dos idealizadores do protecionismo.

    ReplyDelete