Wednesday, February 29, 2012

Errei. Aqui Estao Provas Que Barreiras e Protecionismo Melhoram Nossas Vidas

Acabei achando um diario meu perdido da decada de 80. Epoca que forneceu ao Brasil presidentes visionarios e sabios que melhoraram muito nossas vidas. Vejam so como realmente nossas vidas eram melhores:

3/01/1980 - Chegamos a Ubatuba. Meu pai disse que nao ha carro no mundo melhor que nossa Brasilia. Viemos em 5 no carro.

4/01/1980 - Nao entendi. O Jornal Nacional anunciou um aumento de gasolina e todos correram para os postos. Nossa Brasilia esta sem gasolina. Nao sabemos como voltaremos.

5/01/1980 - Papai acordou com baita ressaca. Aquele vinho nacional segundo ele he o melhor que existe no mundo.

6/01/1980 - O primo chato chegou. Trouxe um tal de barolo da Italia. Custa U$ 20 uma garrafa. Nossa, papai disse que o cara he um trouxa. Aqui no Brasil ha coisas muito melhores. O carrinho que papai comprou (Gurgel) he um show. Futuristico mesmo. Li que estao fazendo carros pequenos e bons no japao. Quem quer comprar carros pequenos?? Japones nao sabe o que faz.


7/05/1981 - Ganhei uma conga de presente. Mamae disse que nao ha tenis no mundo melhor que isso. Como sou sortudo. Meu irmao ganhou uma coisa chamada de Genius. Parece um computador da Nasa. Ainda bem que nossa informatica esta protegida nesse pais agora.

8/10/1982 - Xi, tomei escondido um whisky chamado Druris. Meu pai falou que aquilo era muito bom, acho que ele esta louco. Vi um walkman da Sony (japa). Naonaonaonao. Nada pode ser melhor que meu radio de pilha amarelo. Aquilo foi do vovo e vai ser do meu neto tambem.

14/11/1982 - Minha irma ganhou uma calculadora que fala!!!! Professor Dismaquinho. Assim vou poder estudar e ser muito mais inteligente. Um vizinho idiota quis se mostrar com um tal de video cassete que o pai trouxe de algum pais. Tonto, isso nao vai pegar mesmo.

01/01/1983 - Papai deu um gol 1300 para a mamae de presente. Que carrao!!! Nao ha nada melhor no mundo, so a Brabham do Piquet.

12/06/1983 - Presidente Figueiredo diz na TV que a telefonia nacional he a melhor do mundo. Wow, liguei para a minha avo hoje apos somente 45 minutos de tentativa. SP e Valinhos he muito longe. Faz sentido.

23/11/1983 - Minha namorada he uma tonta. Acreditou no pai dela que falou que o queijo da Franca he melhor que o nosso queijo de minas gerais. Que louca!!!

25/12/1983 - Melhor dia da minha vida!!! Fomos passear em Foz do Iguacu. Experimentei uma coisa chamada de provolone argentino. Nossa, eu pensava que nada pudesse ser melhor que o queijo tipo requeijao la de Mococa

29/12/1983 - Vi uma coisa chamada Atari la no Paraguay. Parece ser legal. Mas nao podemos comprar isso, he proibido pelo governo. Acho melhor assistir desafio ao galo mesmo. Papai tomou um vinho de S. Roque ontem que a vovo trouxe. Segundo ele somente no RGS ha vinhos melhores que isso. Vinho frances que o vizinho compra na Franca e toma he para maricas, segundo papai.

12/02/1985 - Esse novo presidente Sarney parece que sabe das coisas. No governo dele ha uma coisa chamada de reserva de mercado de informatica. Que legal, certamente nossos empregos estarao protegidos no futuro. Ninguem sabe mais que nos do Brasil sobre computadores.

30/03/1986 - Presidente Sarney foi a TV dizer que o governo ira confiscar boi gordo dos fazendeiros especuladores (anti patriotas!!!). O povo tem direito a comprar carne!! Papai foi ao supermercado e apos molhar a mao do acougueiro conseguiu uma picanha. Pelo triplo do preco.

14/05/1986 - Agora vai!! Presidente pediu um voto de confianca para matar a inflacao. Quem subir os precos (oba, estao congelados!!) pode ir para a cadeia. Vejo que algumas gondolas estao vazinas nos supermercados.

23/06/1986 - Um amigo bobo do papai (agronimo, sei la como se fala) disse que o trigo nacional nao presta. Temos que plantar outras coisas mais apropriadas no pais. Ele falou que o trigo argentino he melhor!! Nunca ouvi tamanha besteira. Mas ele trouxe uns vinhos do Chile que papai gostou. Achou ate que sao melhores que os da serra gaucha.

14/07/1987  - Minha namorada nova me chamou para comer fundi (como se escreve isso?) com os amigos dela. Queijo da suica!! Que triste constatar que sao bem melhores que os nossos. Ah, o vinho branco alemao que trouxeram na mala era docinho, gostosinho.

6/08/1987 - Consegui comprar um carrao! Um fiat 147. Dizem que he o mesmo carro que roda na Italia. Nao sabia que havia bons carros na Italia....o mundo novo.

31/11/1987 - A inflacao nao da tregua. Parece que vem mais um plano ai. Correria nos supermercados. Meu tio Antonio fechou a empresa dele de sapatos para sempre. Parece que tudo subiu de preco, mas ele nao pode reajustar os precos del.

5/01/1988 - Xi, parece que vem mais um plano economico ai. Nada parece dar certo. Nossa, comprei um Kichute. Delicia de tenis, sera que ha algo melhor que isso por ai??

1989 - Esse presidente eleito que anda de Jet Ski chamou nossos carros de carrocas. Que ousadia. Segundo ele as importacoes serao abertas. Sera que seremos inudados por lixo la de fora? Brasil nao precisa de gente estranha vendendo produtos aqui. Esta tudo muito bom.

25/12/1990 - Natal diferente. Fomos ao mercadao em SP comprar tudo para a ceia. Voltei encantado com os produtos europeus. Comi queijo que estava num spray! Ah, o caviar russo he fenomenal. Muito melhor que ovas de tainhas de Santa Catarina. Papai jogou fora ultima garrafa de vinho gaucho. Virou agua podre, segundo ele.

1991 - Papai foi a uma importadora de vinhos nova. Tal de espandi, expand, sei la. Diz ele que ha muitos vinhos diferentes e com bons precos. Papai ja nao toma mais aqueles vinhos de antes. Sera que essa mania de vinho importado pega no Brasil??

O resto eu deixo para voces pensarem em como realmente o pais era melhor.


4 comments:

  1. Eramos felizes e não sabiamos

    ReplyDelete
  2. Não te dá a impressão de ser boliviano?

    ReplyDelete
    Replies
    1. AHHHHHH, agora entendi porque o Ronald Reagan chamou o Brasil de Bolivia quando esteve aqui. So gente com mais experiencia que eu se lembra dessa perola.

      Good one.

      Delete
  3. João,
    Muito bom o seu diário perdido!
    Sinto-me mezzo cubano, mezzo venezuelano.
    Citei seu blog no post de hj.
    Abç.

    ReplyDelete